Equipamento é um dos que serão inaugurados no dia 4 de novembro pelo 98º aniversário de emancipação da cidade
Criciúma
Para celebrar o 98º aniversário de Criciúma, a prefeitura planeja uma série de inaugurações no próximo sábado, dia 4. Uma das novidades é a conclusão da primeira fase de obras na Praça do Congresso, que agora conta com o primeiro conjunto de lixeiras subterrâneas da cidade.
Este novo sistema busca melhorar a coleta de resíduos, inicialmente em praças e parques. O conjunto tem dois contêineres, um para resíduos recicláveis. Juntos, eles têm capacidade para duas toneladas de resíduos. Ficando enterrados, colaboram para a limpeza dos espaços públicos.
Anequésselen Fortunato, gestora do Fundo Municipal de Saneamento Básico de Criciúma (Funsab), afirmou que as novas lixeiras vão ser benéficas para o município. “Os contêineres são quase do tamanho de um caminhão, então têm capacidade para armazenar muitos resíduos. Como os reservatórios são grandes e não ficam expostos, isso evita que animais e pessoas vasculhem as lixeiras, evitando sujeiras espalhadas”, explica.
A Contemar Ambiental Comércio de Containers, vencedora da licitação, fornecerá os 20 conjuntos, totalizando 40 lixeiras, além de gerenciar a instalação, manutenção e higienização. A coleta permanecerá sob responsabilidade da empresa já contratada pelo município. “A fornecedora das lixeiras fará apenas a manutenção e higienização, que é a retirada dos contêineres para lavar pelo menos duas vezes por mês”, explicou Anequésselen.
A prefeitura investiu R$ 2.664.215,60 em um contrato de um ano. “Os equipamentos são de propriedade do município. No futuro avaliaremos se faremos aditivos ao contrato para a empresa continuar efetuando as manutenções ou se outra será contratada”, disse Anequésselen. A primeira lixeira, colocada na última sexta-feira, será aberta ao público durante o evento na Praça do Congresso.