Algumas coligações já realizaram convenções e homologaram os nomes dos concorrentes, outras ainda definir os candidatos

Criciúma

As articulações políticas esquentaram no fim de semana com a realização das convenções partidárias. A tendência no município é que o pleito deverá ter cinco candidatos ou mais. Algumas delas já foram homologadas, mas outras ainda farão as convenções até quarta-feira (16), quando fecha a janela para a escolha dos nomes.

No sábado (12), o PSD e o PSDB realizaram e homologaram as candidaturas de Clésio Salvaro (PSDB) e Ricardo Fabris (PSD) como candidatos a prefeito e vice, reeditando a dobradinha das eleições de 2016.

Os dois candidatos homologados se encontraram no fim das convenções juntamente com os integrantes dos partidos que estão na coligação. No PSD, além da homologação de Ricardo Fabris para o cargo de vice-prefeito, também elegeram os novos líderes do partido. Ricardo Guidi ficou presidente e Julio Garcia como vice. Já o PSDB realizou a convenção de forma remota com todos os convencionais participando através de uma sala de vídeo, homologando a candidatura de Clésio Salvaro a prefeito.

Ainda no sábado (12), o médico Allison Pires teve a candidatura homologada em convenção realizada pelo PSL. A vaga de vice ficou em aberto e deve ser preenchida até quarta-feira após conversas com siglas partidárias aliadas, entre elas o Podemos.

O médico garante que tem o plano de governo pronto e que levará o que chama de “uma nova proposta ao eleitor”. Ainda sobre as conversas para aliança descarta a possibilidade de uma intervenção assim como a aliança com o PDT, sigla que não teria tido nenhuma conversa no ambiente local. O PDT tratou de aliança, mas foi apenas com a direção estadual do partido.

Já no domingo (13), foi a vez do Partido dos Trabalhadores (PT), que realizou convenção virtual confirmando chapa pura para disputar a prefeitura de Criciúma. Na entrevista realizada na manhã de ontem (14) ao Programa João Paulo Messer, o candidato a prefeito, Francisco Balthazar, o Chico, deu o tom da campanha. Deixou evidente que tem uma proposta alternativa às demais candidaturas. O vice na chapa de Francisco Balthazar é Juliano Bittencourt.

O PL, que homologou o nome da advogada Júlia Zanatta candidata à prefeita, fez a convenção ontem (14). A surpresa ficou pela indicação do candidato ao cargo de vice. O PL anunciou que Guilherme Colombo, marido da candidata, ocupará o posto. O PL estava tentando uma aliança com o Podemos, com possibilidade do cargo de vice ficar o coronel Cosme Manique Barreto.

Júlia Zanatta é a única mulher na disputa pela prefeitura de Criciúma e também a mais jovem dos candidatos. “Criciúma precisa ter uma prefeita do Bolsonaro”, aponta a candidata, que conta com o apoio dos deputados bolsonaristas Daniel Freitas e Jessé Lopes. “Sou a única candidata que fala abertamente que sou de direita”, diz.

Já o MDB vai confirmar o nome do médico Anibal Dário candidato a prefeito durante convenção que vai ocorrer hoje, às 20h, na sede do partido no bairro Michel. A vice-prefeita da chapa será a professora Lisiane Tuon (DEM).