Da FME para o Legislativo

A Fundação Municipal de Esportes de Criciúma terá novo comandante a partir desta quarta-feira. Neto Ugionni vai deixar a função para assumir vaga na Câmara de Vereadores. Com isso, o professor Martinho Mrotskoski passa a comandar o esporte de Criciúma. Em entrevista à Massa FM, Ugionni agradeceu a confiança do prefeito e destacou os avanços no esporte de Criciúma que, segundo ele, hoje figura como a oitava força do Estado. “Tivemos muito investimento nesta área e esse crescimento no nosso orçamento refletiu também no desempenho da nossa fundação. Hoje somos a oitava força no esporte. Garantimos ainda destaque com grandes eventos como o STU. Colocamos Criciúma como uma referência em organização destes grandes eventos e isso me faz deixar a função com a consciência tranquila”, pontua. Neto agora vai trabalhar para pavimentar um outro desafio. “Vou para a Câmara em minha primeira experiência no legislativo e de olho na disputa de uma vaga no processo eleitoral do ano que vem.”

Vacina

A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul deu início à Campanha de Multivacinação. Pais e responsáveis têm até o dia 28 de outubro para atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade. É preciso procurar a unidade de saúde de cada bairro, com exceção do Cristo Rei, que não possui sala de vacinação. Em entrevista à Massa FM, a Secretária Glícia Pagnan ressaltou que, no mês de outubro, o atendimento funciona em horário estendido todas as segundas-feiras, até às 20h. A campanha, claro, vai se replicar em todos os municípios Brasil afora, e o que se espera é que desta vez os pais não tenham tanto trabalho para serem convencidos.

Sem transporte

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, está em busca de uma alternativa para não deixar na estrada os moradores que precisam de transporte coletivo. Em entrevista à Massa, ele explicou que o município foi surpreendido nesta segunda-feira com o comunicado da empresa ZTL de que a partir de quarta-feira os serviços serão encerrados. Segundo o prefeito, a empresa está declarando falência e reclamando do prejuízo na cidade. Reuniões com o Ministério Público e prefeitos de cidades vizinhas vão buscar uma alternativa para o transtorno. “De acordo com o contrato eles deveriam nos avisar com antecedência, mas não fizeram e fomos pegos de surpresa. Agora vamos correr para tentar resolver esse impasse. Vamos avaliar inclusive a possibilidade de colocar ônibus custeados pelo município para seguir atendendo a comunidade.”

Dia das Crianças

Lojas de toda a região vão funcionar até mais tarde nesta quarta-feira, véspera do Dia das Crianças. O objetivo é dar tempo para que os pais possam passar pelo comércio e aproveitar as promoções para o dia das crianças. Até o momento, o movimento está abaixo do projetado, muito por conta da chuva que castigou a região ao longo dos últimos dias. Apesar disso, a projeção da Fecomércio de Santa Catarina é que a data se aproxime e até supere os números registrados no ano passado.

Dinheiro

A Prefeitura de Forquilhinha anunciou mais de R$ 12 milhões para pavimentação de ruas nos bairros Santa Ana, Vila Lourdes, São Gabriel, Cidade Alta, Santa Cruz e Santa Líbera. Para o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, o Neguinho, obras de pavimentação trazem qualidade de vida à população. “Quando falamos de pavimentação, estamos falando de segurança, mobilidade, conservação, entre outros pontos. Por isso, diariamente estamos em busca de recursos para realizar esse trabalho.”

Desnecessário

Por 12 votos a 5, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o casamento homoafetivo e a união estável entre pessoas do mesmo sexo e cria uma outra modalidade de união civil. Agora, o texto segue para as comissões dos Direitos Humanos e Constituição e Justiça da Câmara. Só então a pauta vai para o plenário da Câmara. Evidente que alguém vai logo falar que é em nome de Deus, da família e da pátria. Temas para encantar o povo e deixar debaixo do tapete as pautas que realmente importam.