Banco Central mantém taxa de juros em 13,75% ao ano

5

Índice está em vigor desde agosto e se mantém apesar da pressão do governo Lula. O resultado já era esperado pelo mercado financeiro

Da Redação

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu ontem (21) manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. Este índice está em vigor desde agosto e se mantém apesar da pressão do governo Lula. O resultado já era esperado pelo mercado financeiro.

“Considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% a.a. e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024”, disse o Copom, em nota.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, acrescentou.

No comunicado, o comitê afirmou que “conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas e avalia que a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação”. O BC sinalizou que deve manter a taxa de juros “até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.

Além disso, o comitê argumentou que a conjuntura “demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.