Içara

Os próximos dias são de alerta na região Sul do estado pela atuação de frente fria que se aproxima de Santa Catarina. As fortes chuvas começaram ontem (4) e seguem até sábado (7), com acumulado previsto de 198mm. A partir do domingo (8), a chuva diminui, seguindo em menor volume na próxima semana.

“Vai chover toda a chuva média histórica para o mês de outubro. Haverá algumas trovoadas e risco de granizo. Para sexta e sábado é preciso muita atenção, pois correm riscos de alagamentos e deslizamentos. É preciso evitar estradas ruins, evitar viagens desnecessárias e evitar subir a serra”, alerta o climatologista da Epagri, Márcio Sônego.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu dois avisos meteorológicos para o estado, um sobre temporais e o outro sobre chuva volumosa. “É importante que as calhas, bocas de lobos, córregos e todo o sistema de drenagem das cidades estejam limpos e se puder, fique em casa”, indica o climatologista.

Nas outras regiões

São Bento do Sul, no Norte do estado, é o primeiro município a enviar ao Estado o pedido de decreto de situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem Santa Catarina. Desde a madrugada de ontem, as equipes do Governo do Estado estão mobilizadas em auxílio aos atingidos. Há registros de chuvas intensas, alagamentos e granizo que atingiram diversas regiões. Até o momento, 25 municípios registraram ocorrências.

Foram registradas ocorrências como chuvas intensas, granizo, alagamentos e enxurradas nos seguintes municípios: Caibi, Chapecó, Cordilheira Alta, Xaxim, Caçador, Ascurra, Campo Alegre, Campos Novos, Curitibanos, Doutor Pedrinho, Fraiburgo, Gaspar, Herval D’Oeste, Joaçaba, Lacerdópolis, Laurentino, Rio do Sul, Monte Carlo, Pomerode, Presidente Castelo Branco, Rodeio, São Bento do Sul, São Cristóvão do Sul, São Domingos, e Vargeão. Esta massa de nuvens carregadas está chegando na região Sul e Litoral Sul.

A Defesa Civil estima que mais municípios podem decretar situação de emergência e devem enviar registros de estragos ocorridos ao longo do dia, para um próximo relatório das ocorrências.

Em São Bento do Sul, de acordo com informações da prefeitura de lá, em doze horas, há cerca de 250 famílias desalojadas e 80 pessoas desabrigadas recebendo suporte do município e do Estado, por meio da Defesa Civil. O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) está mobilizado para as ocorrências e a Defesa Civil está realizando pronto atendimento aos chamados para pontos de alagamento e deslizamentos.

Governador visita defesa civil

Ontem (4), o governador Jorginho Mello visitou o Centro Integrado de Operações da Defesa Civil em Florianópolis para avaliar a situação das chuvas que atingem o estado. Ele tem se reunido com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e outras autoridades estaduais nos últimos três dias. O governador enfatizou a importância de priorizar o socorro às pessoas e a comunicação com os municípios.