Alertas indicam fortes ventos, riscos de deslizamentos, enxurradas e inundações na região Sul

Da Redação

A Defesa Civil de Santa Catarina está monitorando a previsão de temporais e chuvas volumosas previstos para a região Sul do estado nesta semana. Em colaboração com outros órgãos de segurança, a Defesa Civil já iniciou os primeiros monitoramentos e emitiu alertas para os riscos associados a esses temporais, que incluem fortes ventos, deslizamentos de terras, enxurradas e inundações.

Segundo Rosinei da Silveira, coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas devem começar na tarde de terça-feira e continuar intensamente até a madrugada de quarta-feira, com previsão de mais de 200 milímetros de chuva. Posteriormente, a chuva deve acalmar na quinta-feira, mas retornará na sexta-feira, persistindo até domingo.

A Defesa Civil faz um apelo para que as pessoas que vivem próximas a rios e áreas de deslizamento de terras estejam atentas aos alertas emitidos. Em caso de risco, a população deve entrar em contato com os órgãos de segurança para receber orientações e, se necessário, ser deslocada para locais mais seguros. Os números de emergência são 199 para a Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros. A preocupação está centrada na segurança da população diante das adversidades climáticas previstas.