Em Criciúma, a votação ocorre no ginásio municipal; em Içara, na Escola Salete Scotti dos Santos; e no Rincão na Escola Arroio

Içara, Criciúma e Rincão

Neste domingo (1º), os conselhos tutelares em todo o Brasil vão realizar suas eleições para definir novos representantes. Em Santa Catarina, haverá votação nos 295 municípios, das 8h às 17h. Eleitores sem pendências com a Justiça Eleitoral até 3 de julho estão aptos a votar. O voto é facultativo.

Para participar, o eleitor deve checar onde vota e comparecer portando documento de identificação com foto. Os locais de votação podem ser acessados pelo site da Justiça Eleitoral, que auxilia estas eleições junto ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Basta digitar o número do título de eleitor ou buscar na lista pelo seu local habitual de votação, conferindo o local correspondente para este pleito.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) vem prestando suporte logístico às eleições do Conselho Tutelar por meio do empréstimo de urnas eletrônicas e de lona, treinamento de mesários e técnicos, disponibilização de arquivos, entre outras medidas de apoio. Ao todo, 2.243 urnas eletrônicas foram configuradas e cedidas pela Justiça Eleitoral catarinense para 243 municípios. Nos demais, serão utilizadas urnas de lona.

A fiscalização do pleito será feita pelo MPSC. A coordenação e organização dos trabalhos, bem como a totalização dos votos e divulgação dos resultados, ficam a cargo das Comissões Especiais de cada cidade. Assim, é importante destacar que, nessas eleições, a Justiça Eleitoral não atua na apuração dos resultados.

No entanto, o TRE-SC liberou aplicativo QRTot para os municípios onde haverá votação eletrônica. Disponível para Android, a ferramenta utiliza a câmera do smartphone para fazer a leitura do Boletim de Urna –  documento emitido em cada seção após o encerramento do pleito. Os dados são compilados no aplicativo formando uma apuração independente, onde qualquer usuário poderá acompanhar.

De modo geral, cada conselho tutelar elege cinco representantes. Algumas cidades, entretanto, possuem mais de uma unidade da instituição.

Criciúma

A eleição para os novos conselheiros tutelares de Criciúma, que integrarão o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), será apenas no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, das 8h às 17h. Dezesseis candidatos foram apresentados à comunidade em setembro. Os votos determinarão o mandato dos 10 novos membros pelos próximos quatro anos. A participação direta da comunidade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes é enfatizada. Os eleitos serão nomeados e empossados pelo prefeito Clésio Salvaro e assumirão em 10 de janeiro de 2024.

Içara

As 14 candidatas ao Conselho Tutelar de Içara foram oficialmente apresentadas em um evento no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti no dia 1º de setembro. O período de campanha eleitoral para as concorrentes se estende ainda até o dia da eleição. A votação ocorre apenas na Escola Salete Scotti dos Santos. A eleição elegerá cinco novas conselheiras, com outras atuando como suplentes. O mandato terá validade para o quadriênio 2024/2028, com posse no início do próximo ano.

Balneário Rincão

Os 13 candidatos ao Conselho Tutelar de Balneário Rincão disputam também cinco vagas neste domingo. Eles foram apresentados no dia 1º de setembro. A votação ocorre das 8h às 17h na Escola Arroio. O mandato terá validade para o quadriênio 2024/2028, com posse no início do próximo ano.