Cenário vai mudar

O cenário político de Içara deve passar por mudanças na próxima semana. O MDB convocou para sábado um encontro de seu diretório. A reunião terá a presença de Alex Michels, do PSD. O objetivo é que saia desse encontro com uma posição tomada. O MDB não quer aguardar até o ano que vem para que Alex Michels assuma sua relação com o 15. Se o próximo passo não for dado, uma nova reunião será convocada para terça-feira da semana que vem, quando o MDB deve anunciar que terá candidato próprio. O partido quer deixar claro a Michels que ele é a bola da vez e que o partido está fechado com ele, mas ele também precisa praticar o gesto de que quer esse compromisso.

Adoção

Estudos mostram que o convívio com animais de estimação auxilia no desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com deficiências. Por esse motivo, a adoção de pets para estímulos e a frequência dos alunos nas escolas foi indicada pela vereadora Carla Vieira de Souza (MDB) ao Poder Executivo. Conforme proposição apresentada na segunda-feira (25), a sugestão é utilizar o modelo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, estendendo a iniciativa dessa escola para as demais unidades de ensino.

Universidade

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina lançou o edital para o cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita nesta quarta-feira. Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, a partir da página 4. Para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas. Os detalhes estão disponíveis em um link no site da Secretaria de Estado da Educação. Ontem a Unesc fez seu ato de lançamento. Nesta sexta, às 18 horas, teremos uma live para detalhar o processo.

Feira

Produtores orgânicos de toda a região se reúnem no próximo dia 10 em Cocal do Sul. O encontro regional é organizado pela Epagri e está programado para a praça coberta do município. Segundo o técnico da Epagri Krieger Leopoldo, responsável pela organização, o objetivo do evento é permitir a troca de experiências entre os produtores e conscientizar a população sobre as vantagens da produção orgânica.

Marco

Senadores aprovaram um projeto de lei que define o marco temporal para demarcação das terras indígenas nesta quarta-feira (27). A ideia, refutada pelo Supremo Tribunal Federal na semana passada, define que só podem ser demarcadas terras ocupadas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. O projeto foi aprovado pelo plenário do Senado por 43 votos a 21.

Deve render

O prefeito Clésio Salvaro quer retirar as pessoas em situação de rua do centro de Criciúma. Ele não descarta a internação compulsória dessas pessoas sob a alegação de que são usuários de droga. A tese, no entanto, já foi refutada pelo STF. Vem polêmica por aí.