Vinícius Gomes de Vargas, do 8º ano da Escola São Rafael, tem o sonho de se tornar um artista renomado

Içara

A arte sempre esteve presente na vida de Vinícius Gomes de Vargas. Por meio de pincéis, lápis e tesouras, o içarense encontrou neste meio uma forma de se expressar. O que começou como um passatempo, se tornou uma grande paixão. A primeira exposição de seus trabalhos ocorre na Galeria de Arte Caio Borges, dentro do Paço Municipal Ângelo Lodetti.

Aluno do 8º ano da Escola São Rafael, Vinícius é portador de deficiência intelectual leve e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O momento foi prestigiado pelos colegas de classe, professores, e servidores do Governo Municipal. “Gosto bastante de desenhar planetas e dinossauros”, conta o adolescente de 13 anos, que criou a exposição ‘Planeta Zero’ com cerca de 150 personagens diferentes.

Vinícius também transformou esse gosto em palavras, e há um ano deu luz a um livro com o mesmo nome, detalhando um novo planeta imaginário, onde todos os seres vivem em harmonia. Para a mãe do aluno, Miriam Gomes, poder ver o filho expor o seu talento em um local tão importante, como a sede do Governo Municipal, é um motivo de orgulho.

“Estamos muito contentes. Mesmo com todas as dificuldades, toda a rede escolar teve esse olhar de valorizar e incentivar o gosto dele pela arte. Sentimos que ele está muito bem acolhido na escola, lugar onde ele pode se expressar da maneira que se sente bem”, pontua.

Vinícius levou para a exposição apenas uma parcela de suas produções. Ao todo, a família estima que ele já tenha criado outros 200 personagens diferentes. “Ele está sempre desenhando. Os traços possuem um caráter bastante perfeccionista. Existe também um grande talento para o recorte. A precisão impressiona. É um hiperfoco para a arte”, observa Érica Ronconi Mariott, professora de artes de Vinícius.

Segundo Luciana Geremias, curadora da Galeria de Arte Caio Borges, o intuito do espaço é exatamente este: ser um cenário de inspiração para novos talentos. “A galeria apresenta uma função sociocultural e socioeducativa, para dar visibilidade aos talentos do município. Estamos de portas abertas para todos os cidadãos que queiram nos visitar”, destaca.