Número de empresas ativas em Içara cresce 80% em dois anos

12

Com os 542 novos CNPJs abertos nos últimos seis meses, o município pela primeira vez atingiu a marca de 9 mil empresas ativas

Içara

De vento em popa. Assim caminha a economia de Içara. Depois de conquistar o segundo maior valor adicionado do Sul Catarinense, apesar de ter a quarta maior população, a Capital do Mel, pela primeira vez, atingiu a marca de 9 mil empresas ativas. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

Apenas nos últimos seis meses, o município registrou a abertura de 542 novos Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs). Dentre as empresas ativas, mais da metade, 4.865, são de Microempreendedores Individuais (MEIs), 3.235 possuem a natureza de Sociedade Limitada (Ltda), 792 são Empresas Individuais, 67 são Sociedades Anônimas (S/A) e 27 correspondem a outras modalidades.

“A desburocratização dos serviços da prefeitura tem sido uma das nossas bandeiras desde o início de nossa gestão. Hoje, para um MEI ser registrado, nem é preciso comparecer ao Paço Municipal, com todo o trâmite acontecendo via sistema”, salienta a prefeita Dalvania Cardoso.

No início de 2021, Içara possuía cerca de 5 mil empresas ativas. Em dois anos e sete meses, esse número cresceu aproximadamente 80%. O município possui localização privilegiada, situado às margens da BR-101, entre duas capitais, e próximo do aeroporto de Jaguaruna e do porto de Imbituba.

“É sinal de que estamos oferecendo boas condições para os empreendedores se instalarem aqui. Temos um alvará emitido de maneira ágil, terras abundantes e distritos industriais que, no momento de o empresário escolher para onde ir, somam muitos pontos a Içara”, completa Dalvania.

Conforme Márcio Folis, secretário municipal da Fazenda, a pujança da economia içarense traz benefícios diretos aos moradores. “São novos empreendimentos que geram empregos, renda, arrecadação e oportunidades. Ganham os investidores, com o sucesso dos negócios, os trabalhadores e o Município, que passa a dispor de mais recursos para viabilizar obras e ações importantes ao cidadão”, pontua.

Escola Municipal Profissional

Um dos projetos do Prefeitura de Içara que tem atingido o resultado econômico desejado é a Escola Municipal Profissional. Desde 2021, o Município, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), já capacitou mais de 600 içarenses para atuarem nos mais diversos segmentos industriais.

No momento, estão abertas as inscrições para os cursos de Técnicas de Soldagem, Panificação e Confeitaria, Eletricista Instalador Industrial e Pedreiro de Alvenaria. “Temos um povo trabalhador e uma indústria que cada vez mais necessita de mão de obra qualificada para aumentar as produções. A Escola Municipal Profissional surgiu para ser este elo, unindo o útil ao agradável e fazendo com que a nossa economia cresça cada vez mais”, finaliza a prefeita.