Primeira licitação para compra de medicamentos no valor de R$ 40 milhões ocorre nesta quarta-feira

Criciúma

O Consórcio Intermunicipal de Saúde Macro Sul (CIS Macro Sul) começa suas atividades com a realização da primeira licitação nesta quarta-feira (27). A licitação envolve a compra de 678 tipos de medicamentos no valor aproximado de R$ 40 milhões para um período de 12 meses.

O novo consórcio foi estabelecido no Santo Agostinho Complexo de Saúde e foi criado pelos municípios de Criciúma, Cocal do Sul, Nova Veneza, Siderópolis e Forquilhinha, após romperem com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (CIS-Amrec). As cinco cidades do CIS Macro Sul planejam reduzir os custos dos serviços contratados pelas prefeituras.

“Os municípios que compõem o novo consórcio representam 63% da população da Região Carbonífera. Com isso, vamos contratar um volume expressivo de medicamentos, consultas e procedimentos. No início, sabemos que teremos dificuldades para negociar preços melhores. Mudanças sempre geram desafios, mas acreditamos que em breve atingiremos nosso objetivo”, afirmou a diretora-executiva do CIS Macro Sul, Rubia Bresciani.

O consórcio também planeja lançar outra licitação em breve para o credenciamento de fornecedores de consultas, exames e outros serviços de saúde. A diretora-executiva destacou que estão buscando referências em todo o Estado e no Brasil para encontrar as melhores alternativas para os municípios consorciados.

Outra licitação prevista é para a contratação de um Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Atualmente, os municípios do CIS Macro Sul ainda utilizam o contrato feito por meio do CIS Amrec.