Projeto será desenvolvido por alunos dos cursos técnicos e do Centro Universitário
Criciúma
Alinhado ao que a Satc vem desenvolvendo dentro da mobilidade elétrica desde 2017, através do projeto do Carro Elétrico e do Kart Elétrico, a Satc e a Budny Tratores e Implementos tiveram aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) o projeto para o desenvolvimento de um Trator Elétrico. O desenvolvimento do projeto será por parte do Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc e envolverá acadêmicos do Centro Universitário UniSatc e dos cursos técnicos na elaboração.
“Esse projeto é focado no desenvolvimento de um trator 100% elétrico. É um produto que será desenvolvido dentro da Satc, mas que tem como objetivo se tornar um produto da empresa Budny. Ele será voltado à agricultura familiar, para que possa trazer mais rentabilidade ao campo. Um produto confiável e com tecnologia 100% nacional, atendendo todas as normas que hoje são vigentes no mercado da mobilidade elétrica”, explica o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc, Adelor Felipe da Costa.
A força do agronegócio, aliada ao desenvolvimento de tecnologias de mobilidade elétrica é um desafio que será construído dentro da escola. “Esse é um projeto bem audacioso, já que não existem muitos projetos desse tipo sendo desenvolvidos. Sem dúvidas é um desafio que vai trazer muitos benefícios, tanto para a Satc como também para o desenvolvimento do agronegócio”, ressalta o coordenador.
A ideia do projeto aprovado junto à Finep é estar alinhado a uma empresa e ao desenvolvimento de um produto. A Budny Tratores, empresa do ramo de agronegócio, é parceira desde o início do projeto, e agora fornece dois tratores a eletrificação. “A Budny ficou muito satisfeita com esta ideia inovadora em transformar um trator a combustão num trator elétrico, visto que hoje há uma tendência para isso, então toda a nossa engenharia se desenvolveu, engenharia mecânica, engenharia elétrica e eletrônica para esse projeto em conjunto com a Satc”, conta Carlos Budny, fundador e presidente da Budny Tratores.
A parceria entre a empresa e a Satc já é de longa data e este não é o único projeto em colaboração. “Nós estamos vendo que muitos órgãos no governo, órgãos públicos, por exemplo, já querem utilizar uma solução energética renovável, isso vai trazer benefício. Assim como muitas empresas utilizam tratores no seu parque fabril para movimentações de cargas, tanto interno quanto externo. Então o trator elétrico vem para suprir essa necessidade. Um exemplo seria o Jardim Botânico, lá em Curitiba, que já fez contato para a aquisição. Então, isso é muito importante para o futuro da empresa”, afirma Budny.
Mobilidade Elétrica para o futuro
Desde que criou o Núcleo de Mobilidade Elétrica, em 2017, a Satc vem aperfeiçoando os processos e tecnologias que envolvem a eletrificação. O que começou como um experimento vem fornecendo bons frutos, tanto em produtos como em desenvolvimento para os alunos. “A gente está dando um outro passo muito significativo com esse projeto para o desenvolvimento desse trator para pequenas propriedades, um trator elétrico. É um projeto que tem um apelo comercial tecnológico fantástico. Eu tenho certeza que vai ter um impacto significativo na nossa economia e inclusive na vida desses agricultores que usam esse tipo de implemento agrícola. É algo inovador, diferente, vanguarda, tudo como a gente gosta de fazer”, lembra o reitor do Centro Universitário UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.
A eletrificação é uma tendência mundial e que vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS’s) da ONU. “A eletrificação é um fato irrefutável, então a tendência é que você busque substituir os combustíveis fósseis por baterias. O Brasil é uma potência do agronegócio e isso é uma grande oportunidade para as empresas ao desenvolver esses produtos. Tivemos um grande avanço com o Núcleo de Mobilidade Elétrica, e agora coroa com a vinda da Budny para trabalhar na visão dos tratores movidos a eletricidade, uma ótima conquista para formação dos alunos e para o desenvolvimento tecnológico da nossa região”, destaca o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
Projeto em construção e com prazos
Mesmo antes de o projeto ser aprovado, o Núcleo de Mobilidade Elétrica já havia iniciado os estudos para o desenvolvimento do trator elétrico. Trabalham no projeto uma equipe de 11 pessoas. São seis bolsistas e cinco pesquisadores, que trabalham interdisciplinarmente, desde a parte elétrica, mecânica, mecatrônica, automotiva, entre outros.
“O projeto é de 24 meses, então ele tem como prazo de término março de 2025. Dentro desse período temos diversas etapas. Hoje a gente está na parte de dimensionamento do powertrain, motores, bateria, sistema de transmissão. Poucas coisas estão disponíveis, não existe uma linha de produção, a maioria das coisas são desenvolvidas para o projeto especificamente”, explica o coordenador do projeto, Clauber Roberto Melo Marques.
Além da parte mecânica, é preciso desenvolver toda a parte elétrica e testar antes de colocar em prática. Por isso, os pesquisadores já estão desenvolvendo bancadas de testes e metodologias para validação. “A expectativa que a gente tem no cronograma é que todo o sistema já implementado, montado, o trator 100% operando ali em dezembro de 2024. Depois, até março de 2025, iremos executar testes já em campo”, complementa Marques.