Esquerda em busca de nomes
Suplente de vereador pelo PCdoB em Içara, a advogada Edna Benedet, com larga atuação junto ao sindicato dos servidores e ao movimento trabalhista, é um dos nomes cotados para representar a esquerda na disputa pelo posto de prefeita na eleição do ano que vem. Ela falou sobre a movimentação nos bastidores de Içara.
Anderson – A esquerda terá candidato em Içara?
Edna Benedet – A federação já vem conversando e na reunião desta segunda-feira ficou definido que a federação – formada pelo PT e PCdoB – terá candidato a majoritária em Içara. A definição do nome será feita ainda neste mês de setembro. Não temos uma data estabelecida, mas estamos encaminhando isso. Certo é que vamos ter candidato. Vamos analisar os nomes, temos alguns sendo citados e vamos escolher de acordo com as vontades da população que quer a presença de políticos experientes e empresários. Enfim, temos pessoas na federação com experiência na via pública e que podem contribuir com Içara.
Na Justiça
Devido aos dados do último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Criciúma ajuizou ação junto à Justiça Federal para contestar os resultados publicados pelo órgão. A finalidade é exigir que a União, por meio do IBGE, revise os números da pesquisa de 2022, que aponta uma população de 214.088 habitantes em Criciúma. A precisão dos dados afeta diretamente a implementação de políticas públicas, na medida em que estas exigem diagnósticos sociais. Conforme os números apresentados pelo IBGE, a população de Criciúma teria crescido, nos últimos 12 anos, apenas 11,52%, tendo um aumento de 0,96% a cada ano. Dados que contrariam a média de crescimento de 1,28% para o município nos últimos 30 anos.
Inovação
Município de Cocal do Sul apresentou nesta quinta-feira o resultado do teste feito com óculos voltados para deficientes visuais. O equipamento de tecnologia israelense identifica rostos e transforma textos em áudio. Em entrevista à Massa FM, o prefeito Fernando de Fáveri ressaltou que o equipamento deve ampliar a qualidade de vida dos deficientes visuais da cidade. Primeiro município a testar os óculos, Cocal deve adquirir pelo menos mais quatro para atender a 100% do público-alvo.
Desfile 1
Pelo menos oitenta entidades devem participar do Desfile Cívico em Criciúma nesta quinta-feira. A informação é do secretário de Educação. Em entrevista à Massa FM, Celito Cardoso destacou que o tema escolhido para a celebração deste ano foi “Criciúma uma Cidade Inovadora”. A celebração será realizada na Rua da Gente a partir das 8 horas e começa com o desfile das forças de segurança. A previsão é que o desfile dure aproximadamente cinco horas.
Desfile 2
A frente fria que passou pela região e se afasta neste momento provocou um acumulado de chuva que superou os 100 milímetros na maior parte dos municípios da região. Em Praia Grande, no extremo sul, em 24 horas foram quase 200 milímetros de precipitação. Segundo o meteorologista da Massa FM, Piter Scheuer, a tendência é que, a partir de agora, sob influência do El Niño, esse tipo de fenômeno seja cada vez mais frequente em todo o Sul do Brasil.
Em Içara
Com início programado para às nove e meia, o desfile cívico de sete de setembro deve reunir mais de 50 entidades em Içara. A abertura será realizada pelas forças de segurança e, em seguida, será a vez das escolas do município. Segundo o professor Edenilson Prudêncio, responsável pela organização, a previsão de tempo bom também projeta expectativa de recorde de público para o evento.
Vai começar
A obra de desassoreamento do Rio Sangão deve iniciar nos próximos dias. Pelo menos é a previsão da administração do município de Forquilhinha. Ao longo desta segunda-feira, enquanto moradores monitoravam a elevação do nível do rio, operários finalizavam a montagem do equipamento que vai atuar na obra. Com investimento de mais de 5 milhões, o desassoreamento deve amenizar o risco de inundações das comunidades ribeirinhas.