Entrevista Alex Michels – pré-candidato do PSD em Içara

Anderson: Nos últimos dias, muito tem se falado sobre a possibilidade de Alex Michels ser vice. No entanto, desde o final da eleição em 2020, você trabalha conversando com as comunidades de olho no pleito do ano que vem. Mudou algo no cenário ou o projeto se mantém?

Alex Michels: Quando encerrou a eleição de 2020, saímos no dia seguinte agradecendo a todos pelo apoio, acreditando que montamos um plano para a cidade que realmente coloca Içara à frente do seu tempo. Uma cidade com ciclovias, sustentável, que respeite o dinheiro do pagador de impostos. Afinal, o dinheiro é público e o povo é nosso patrão. Uma cidade com inclusão em todos os sentidos, inclusão tecnológica facilitando a vida das pessoas, para que o cidadão não perca seu tempo com a coisa pública, utilizando desse tempo para o que mais importa: sua família, seu trabalho e sua qualidade de vida.

Anderson: Você fez uma campanha em 2020 propositiva, sem ataques. Se for candidato, essa é uma postura que se mantém?

Alex Michels: Esse é meu jeito de fazer as coisas, propondo ideias de melhoria sempre, unindo as pessoas que pensam assim, sendo esse elo que propõe esse debate entre pessoas, do morador do bairro ao agricultor, das entidades de classe do terceiro setor à classe empresarial, assim como todos aqueles que querem uma Içara para frente. Afinal, tem muita gente boa que quer contribuir para o crescimento e futuro de nossa cidade. Me diga você, eleitor, o que de fato uma briga política em eleição melhorou sua vida? Precisamos cada vez mais fazer a crítica na construção de um bairro, uma cidade e um país melhor, focando o nosso tempo no que realmente importa. Achar soluções simples para a cidade e, mais importante, para o povo de Içara.

Anderson: O MDB tem dito que vai ofertar o vice para o PSD. Esse é um cenário já sacramentado? Sua preocupação maior neste momento é ver a questão partidária ou conversar com a cidade?

Alex: Nossa visão sempre foi a cidade acima de tudo, planejar Içara ouvindo as pessoas. Afinal, elas é que mais sabem onde o calo aperta. Claro que a questão partidária e coligações fazem parte do processo. Mas isso é coisa para o ano que vem. Nosso foco é terminar um plano para o futuro de Içara ouvindo as pessoas. Ano que vem, com plano pronto, vamos ver quem se identifica com esse planejamento de nossa Içara para o futuro.

Anderson: O que você entende que a cidade precisa para atrair cada vez mais os empreendedores e, principalmente, para agregar qualidade de vida para a população?

Alex Michels: Cidade com menos burocracia, segurança jurídica e política potencializam o que nossa cidade já tem de melhor, que é um povo trabalhador, com educação de excelência e geograficamente bem localizada. Quando falo em tecnologia, digo da pessoa não precisar mais ir ao posto de saúde, por exemplo, para agendar uma consulta ou exame. Tudo isso hoje já se consegue fazer na palma da mão através da internet. Assim, você, cidadão, usa seu tempo fazendo o que mais importa em sua vida, mas também mantém a qualidade de vida.

Anderson: Por que você entende que pode contribuir com a cidade se for eleito? Por que você entende que é essa renovação que o eleitor sempre procura?

Alex Michels: Não se trata só de renovação. Precisamos escolher quem melhor representa o povo, estar preparado tecnicamente, conhecer a cidade e também as pessoas. São atributos que o próprio eleitor usa para sua tomada de decisão. E isso eu nunca parei de fazer, pois é o que eu amo: estar próximo das pessoas sempre.

Contra-ataque

Cooperaliança estuda a possibilidade de incluir nas futuras tarifas de energia elétrica o telefone de contato com o responsável pela iluminação pública das cidades. A reclamação é de que a cooperativa é sempre o alvo das queixas. “Nós, por força de lei, temos que fazer a cobrança, mas apenas cobramos e integralmente repassamos o valor para os municípios. Não temos qualquer responsabilidade com a iluminação pública, mas o alvo da cobrança sempre é a entidade. Então precisamos deixar isso bem claro”.

Processo segue

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o pedido formulado pela Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina para suspender o programa Universidade Gratuita. A decisão é do desembargador Ricardo Fontes. Segundo ele, a norma não exclui nenhuma instituição ou estudante de ter o direito ao financiamento educacional.

Pode mudar

O Senado e a Câmara dos Deputados vão reduzir o nível de trabalho nesta semana devido ao feriado da Independência, na quinta-feira. Apesar disso, deverá ser apresentado na quarta-feira, na Câmara, o projeto de minirreforma eleitoral, que deve ser aprovado no mesmo dia pelo grupo de trabalho criado para alterar a legislação eleitoral brasileira. O projeto precisa ser concluído até o dia 5 de outubro para ter validade na eleição do ano que vem.