As regras do jogo

Falta pouco mais de um ano para as eleições 2024, quando eleitoras e eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros. O primeiro turno será no dia 6 de outubro, e, conforme prevê o artigo 16 da Constituição Federal, qualquer mudança legislativa que altere o processo eleitoral precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional com um ano de antecedência da eleição para obedecer ao princípio da anterioridade eleitoral.

PL

Novo diretório do PL de Içara já está registrado. O comando do partido ficará com Adilton Tramontim. A escolha teria sido feita pela experiência de Tramontin na política “e por ser um empresário respeitado na cidade”, explica Ibanez Zanette. Em comum acordo com os três deputados do Sul, Ibanez abriu mão da presidência.

Trabalhando

Secretário de turismo do Balneário Rincão, Fernando Casagrande vai estar no processo eleitoral do ano que vem. Ele é um dos nomes para disputar espaço no legislativo da praia em 2024. Agora pré-candidato, ele já tem inclusive as bandeiras prontas. Vai levar o turismo para o debate.

Economia

A economia brasileira cresceu 0,9% na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano. Nesta comparação, foi o oitavo resultado positivo seguido do PIB, o Produto Interno Bruto, que é a soma de bens e serviços produzidos no país. O resultado, no entanto, é menor do que o registrado no primeiro trimestre, quando a alta foi de 1,8%. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,651 trilhões no trimestre encerrado em junho. Os dados são do Ibge. E a coordenadora de contas nacionais, Rebeca Palis, explica que a alta se deve ao bom desempenho dos setores da indústria e de serviços.

Projeto

O selo “Empresa Amiga do Autista” foi aprovado pela Câmara Municipal de Içara, em votação final na sessão ordinária de segunda-feira (28). De autoria do vereador Edson Freitas (MDB), o objetivo é arrecadar valores para custear os tratamentos de autistas que não possuem condições financeiras. O vereador Freitas explicou que a empresa ou estabelecimento interessado em se tornar detentora do selo, irá colaborar financeiramente com as entidades sem fins lucrativos do município, que prestam atendimento à população com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Em contrapartida, poderá se utilizar do selo para a promoção publicitária de seus empreendimentos, alavancando sua imagem pública de maneira relativamente flexível”.

Marcado

Os primeiros três acusados de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro serão julgados pelo Supremo Tribunal Federal nos dias 13 e 14 de setembro. A presidente do STF, ministra Rosa Weber, convocou sessões extraordinárias presenciais para julgar as primeiras três ações penais contra os acusados. Nos processos, os réus Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar e Moacir José dos Santos respondem por diversos crimes.

Nos bastidores

Além de buscar na justiça a reversão da votação da última semana no legislativo de Criciúma, o Sindicato dos Servidores também não descarta uma série de protestos para tentar pressionar o governo e evitar o que a categoria tem chamado de perseguição ao movimento sindical.