A partir da integração de sistemas, se conseguirá diminuir o tempo médio da abertura de empresas de 1.740 minutos para 40 minutos

Da Redação

Em Assembleia Geral Extraordinária da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam), que reuniu prefeitos e representantes, as secretarias da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), além da Junta Comercial do Estado (Jucesc) e o Detran, apresentaram projetos para incentivar o desenvolvimento do estado; entre eles o “Simplifica SC”.

O Simplifica SC é uma ferramenta para integração dos municípios no processo de abertura de empresas, integrado ao Programa SC Bem Mais Simples. Na prática, será uma maneira da pessoa que deseja criar uma empresa consultar informações sobre a viabilidade de nome e local, diminuindo o tempo de abertura.

Para o secretário da Sicos, Silvio Dreveck, o Simplifica SC vai permitir mais aberturas de empresas, e, consequentemente, uma maior movimentação econômica no estado. “A ferramenta fará parte do Programa SC Bem Mais Simples, que já existe e tem a missão de simplificar a criação de novas empresas de forma menos burocrática e garantindo a segurança jurídica. Com mais essa tecnologia, o Estado conseguirá beneficiar os municípios”, explica.

“Essa ferramenta vai nos ajudar na integração entre os sistemas da prefeitura com os sistemas da Jucesc, do estado e da Receita Federal. A partir desse integrador, nós vamos conseguir diminuir o tempo médio da abertura de empresas, de 1.740 minutos para 40 minutos. Além disso, também queremos trazer mais inovação para o SC Bem Mais Simples, principalmente promover ferramentas de comunicação na Jucesc para melhor atender o usuário”, destacou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel