Ministério de Agricultura realiza capacitação para agroindústrias na Amrec

23

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec) está a poucos passos do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Criciúma, Içara e Região

Começou na segunda-feira (30) e terminou ontem (3) a capacitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para orientação dos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes do Projeto-piloto Consim 2020. A oficina reuniu os empresários, donos das agroindústrias, os responsáveis técnicos (RT) e os veterinários das prefeituras da região dos 12 municípios da região carbonífera, além de prefeitos e prefeitos eleitos, que estão participando em momentos pontuais.

O objetivo final da capacitação é a adequar as normais necessárias para que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec) possa estar pronto para solicitar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

A gestora do Sisbi-POA na SFA-RS e membro da equipe técnica do projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios de 2020, a fiscal agropecuária Beatris Sonntag Kuchenbecker, disse que o trabalho deles organiza e corrigi as pendências e organiza a documentação para melhor fiscalização.

“Num primeiro momento foi feito um trabalho de sensibilização, reunindo autoridades, veterinários e agroindústrias. Depois foi feito um trabalho junto as agroindústrias de auto inspeção”, contou Beatris. O grupo do Mapa também visitou cinco agroindústrias da região que podem, muito em breve, receber o selo Sisbi.

“Vamos ajudar e orientar. Estamos trabalhando duro desde o início do ano. Se eles (os consórcios que estão em treinamento. São 12 de todo o Brasil) conseguirem, a gente também conseguiu”, afirma a fiscal, falando do projeto piloto do Mapa. Os técnicos querem estender o projeto para ajudar os consórcios pelo país. O CIM-Amrec foi selecionando no meio de 52 consórcios para participar. Depois dessa etapa, o consórcio fica habilitado para solicitar o encaminhamento de equivalência, podendo receber o selo Sisbi, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2020.

Segundo Beatris, a região tem grandes chances de encaminhar essa conquista. “Percebemos que o consórcio já tem maturidade, e que é um grupo que vem avançando bem. Tem todas as condições. Muitas das coisas que a gente apontou em agosto (uma das etapas de seleção), já devem estar resolvidas e está avançado”, avaliou.

A médica veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec, Mariah de Freitas Marques, avalia o potencial da região. “Das 39 pequenas industrias da agricultura familiar da nossa região, cinco tem interesse e estão dispostas a fazer adequação para obtenção do Sisbi, num primeiro momento”, ressalta Mariah. “Não significa que as agroindústrias não estejam adequadas. Mas haverá um reforço das normas e nas práticas”, afirma, lembrando que o trabalho para vaga na capacitação vem sendo feito desde a metade do ano passado, onde o CIM foi aprovado em três fases de seleção.

Selo SISBI e a parceria da Epagri

O selo Sisbi dá autorização para agroindústrias comercializarem seus produtos em todo o Território Nacional. Uma agroindústria, que atenda uma grande rede de supermercados, hoje, só pode vender nas lojas da rede que estão nos municípios da Amrec. Com o selo Sisbi, poderá atender todas as lojas do Estado e até as que estejam fora do território catarinense. A Epagri, que é parceira desde o início dos trabalhos do Consórcio, vê o momento como importante para desenvolvimento da região.

Visitas em Nova Veneza e Lauro Muller

Nestes dias de capacitação, os participantes estivem visitando três estabelecimentos agroindustriais: uma queijaria e uma empresa de embutidos em Lauro Muller e outra empresa de embutidos em Nova Veneza. Ontem, último dia de programação dos técnicos do Mapa, eles visitam uma fábrica de hambúrgueres em Criciúma.