Seis estruturas já foram desmontadas e três aguardam trabalhos da Defesa Civil

Içara

Imóveis abandonados, que apresentam riscos à saúde e integridade física da comunidade, estão sendo demolidos em Içara. Em 2023 já foram derrubadas seis estruturas e outras três já estão em processo para também serem colocadas ao chão. O trabalho é realizado pela Defesa Civil, junto com o departamento de obras. Os profissionais fazem um laudo, notificam o proprietário e, se não obtiverem retorno, realizam a demolição.

“Quando o imóvel não tem condições seguras optamos pelo isolamento da área e posterior demolição dos imóveis, em acordo com as leis e normas de segurança vigentes. Sempre com o intuito de prevenir a integridade física e material dos munícipes”, revela o coordenador da Defesa Civil, Vitor Dutra. Depois da notificação aos proprietários, a Prefeitura aguarda 30 dias, não tendo retorno realiza assim o tombamento. O valor da demolição é acrescido no valor do IPTU do imóvel.

“Além dos riscos das estruturas precárias, são locais propícios ao surgimento de vetores de doenças, como ratos, baratas, mosquitos… Em grande parte, ainda existiam resquícios no local do uso de drogas lícitas e ilícitas. Temos mais imóveis para vistoriar. A população pode fazer denúncias na ouvidoria no Município”, completa

Vitor. Colaboração Luana Mazzuchello, Canal Içara.