O projeto avança, com o município comprometendo-se com melhorias no terreno e o estado buscando recursos para a realização da obra

Forquilhinha

Representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Forquilhinha se reuniram na quinta-feira (10) para deliberar sobre os avanços na criação de uma nova instalação no Aeroporto Diomício Freitas. Esta instalação servirá como nova sede para o Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer) e o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul).

A equipe do Saer e do Sarasul opera atualmente a partir de um galpão privado no bairro Vila Macarini, que é alugado pelo Governo de Santa Catarina. No entanto, a Polícia Civil aspira ter seu próprio local, evitando despesas de aluguel. No passado, se ponderou sobre a construção de uma base perto do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, mas essa ideia não seguiu adiante. O foco agora é no aeroporto de Forquilhinha.

Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, afirmou: “A Prefeitura de Forquilhinha se encarregará de alocar o terreno, resolver um problema de inundação na área designada e também nivelar o local. Uma vez que esta fase estiver concluída, o Governo de Santa Catarina buscará os fundos necessários para construir a nova sede”.

O investimento previsto para a nova base, que ocupará 1,7 mil metros quadrados, é de R$ 2 milhões. A Polícia Civil já tem um projeto em mãos, que será adaptado para o local no aeroporto. Ulisses Gabriel, delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, salientou a importância de sair do aluguel e mencionou que o proprietário do atual terreno em Vila Macarini já solicitou a devolução do imóvel.

Ulisses também ressaltou que, com a mudança, quando os voos recomeçarem, haverá mais segurança para a equipe, os passageiros e os bens. Além disso, o aeroporto abrigará uma equipe médica completa do Sarasul. A conclusão desta obra promete potencializar a classificação do Aeroporto Diomício Freitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No dia 15, uma reunião entre a Prefeitura de Forquilhinha e representantes da Polícia Civil determinará o calendário de aperfeiçoamentos no terreno.