Usina para as escolas

Município de Criciúma deve iniciar, no decorrer das próximas semanas, o projeto de implantação de uma usina fotovoltaica. O projeto foi aprovado durante a sessão desta terça-feira na Câmara de Vereadores do município. A estrutura será montada em um terreno vizinho ao Parque do Imigrante, no Rio Maina. A previsão do governo municipal é de que a obra gere energia suficiente para abastecer todas as escolas do município.

Cabinho

Empresário do Balneário Rincão pode ser a novidade no processo para a eleição do ano que vem na praia. Tem dito a amigos próximos o seu desejo de entrar no processo.

E por falar

Em novidades, há nos bastidores da política içarense especulações sobre a volta de um nome conhecido e que pode acabar disputando o governo, dando mais força à oposição.

Expectativa

Que a partir da nomeação de uma nova gestora à Fundai, Fundação de Meio Ambiente de Içara, retome o protagonismo que teve na primeira metade da atual gestão com Ibanez Zanette. Desde que ele deixou o paço para assumir a coordenação regional do IMA, a fundação perdeu o protagonismo e quase todos os projetos criados lá atrás foram descontinuados.

Sinistro

Bombeiros de Criciúma foram acionados durante a madrugada desta quarta para combater um incêndio registrado em um dos cômodos da Casa Guido. Duas pessoas que dormiam no local foram retiradas sem ferimentos. O incêndio teria iniciado na sala de TV da instituição. Até o momento, ainda não há detalhes sobre o tamanho do prejuízo provocado pelo sinistro. A Casa Guido é uma instituição filantrópica que presta apoio a crianças portadoras de câncer e suas famílias.

Qualificando

Governo de Cocal do Sul, em parceria com o Senai de Criciúma, está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de qualificação profissional em pedreiro de alvenaria e soldador básico. As aulas estão inseridas no Projeto Escola Móvel, que está sendo implantado no município. O objetivo da ação é atender a demanda do setor de construção civil e metalmecânico que tem relatado carência de mão de obra.

Concessão

Santa Catarina autorizou a concessão do Parque Estadual da Serra Furada para a exploração de atrativos turísticos na área, que abrange os municípios de Grão-Pará e Orleans e tem cerca de 1,3 mil hectares. Em decreto publicado na última semana, o governo do estado definiu o prazo de 30 anos para que a iniciativa privada promova atividades de ecoturismo e visitação, além dos serviços de gestão e operação dos atrativos já existentes e dos que ainda serão implantados.

Força do Agro

Começou ontem no Pavilhão José Ijair Conti a edição 2023 da Agroponte. São expositores de todo o estado e de outros também, trazendo muita tecnologia e mostrando a força do setor que mais impulsiona a nossa economia.

Na sexta

Termina no dia 18 o prazo para matrículas nas universidades do Sistema Acafe. Expectativa é que muita gente corra nesta reta final para assegurar um lugar nas universidades e, com isso, se habilitar para as primeiras vagas na Universidade Gratuita. Em outubro, os primeiros felizardos devem ser conhecidos. Até o final do seu primeiro ano de mandato, Jorginho espera ter 70 mil estudantes estudando gratuitamente nos campi de Santa Catarina.