A polêmica envolvendo a 445

Parece longe do fim. A reunião de quinta-feira na câmara serviu para aquecer ainda mais os ânimos. A prefeita não foi. Ao contrário mandou um ofício. Disse que o caso é político. Apontou o vereador como responsável por tentar atrapalhar seu governo e que conversou sim com os moradores.

Programa de cirurgias eletivas

O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, concederão uma coletiva de imprensa na segunda-feira (14), às 9h30, para divulgar os avanços alcançados pelo Programa Estadual de Cirurgias Eletivas. Durante a conferência, serão compartilhadas atualizações sobre a situação da lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública estadual de Saúde. A coletiva será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Governo do Estado no YouTube. O evento acontecerá no Auditório da Secretaria de Estado da Administração (SEA), localizado no Centro Administrativo de Santa Catarina, na rodovia SC 401, nº 4.600, bairro Saco Grande, em Florianópolis.

Aposentadorias de ex-governadores

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT), autor da Proposta de Emenda à Constituição que eliminou as aposentadorias de ex-governadores, levantou preocupações sobre o pagamento contínuo a oito ex-governadores em Santa Catarina. Apesar da emenda aprovada em 2017, que eliminou a prática, oito ex-governadores continuam recebendo mensalmente R$ 37.589,96. O deputado enfatiza que não existe base legal para esses pagamentos, já que a Emenda Constitucional retirou essa prerrogativa. A discussão sobre essas aposentadorias é impulsionada pelo julgamento em andamento no STF e pela ação de Eduardo Pinho Moreira (MDB), que reivindica recursos não recebidos de sua aposentadoria. O deputado argumenta que o direito adquirido não se aplica em casos inconstitucionais.

Júlio Garcia e Estener Soratto emitem nota

Fato inusitado marcou a política regional quando o deputado Júlio Garcia e o secretário estadual da Casa Civil, Estener Soratto Junior, realizaram uma visita conjunta ao prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes (PSD). Além da visita, emitiram uma nota conjunta que destaca: “Não há mais espaço para disputas ou julgamentos, a disputa se encerrou no último dia 7, e os julgamentos dizem respeito à justiça”. Na nota eles ainda apontam: “O momento exige união e esforço de todos para que a cidade continue a se desenvolver em harmonia”. A visita e a nota lançam incertezas sobre alianças políticas visando as eleições de 2024 em Tubarão.

PL de Forquilhinha de vice de Neguinho

O PL de Forquilhinha está cotando Geraldo Miranda, um policial militar aposentado e secretário municipal de turismo e esporte, como o provável candidato a vice na chapa do prefeito Neguinho (PSD) para a reeleição em 2024. Enquanto Miranda é apoiado por uma parte do PL, outro grupo está a favor de uma candidatura própria, com destaque para o empresário Walmir Rampineli, presidente da Cooperativa Coopera. Outras alternativas mencionadas são Alex Ronchi e Pinduka Forgiarini. O partido está dividido entre a base de apoio ao governo de Neguinho e uma ala alinhada à oposição.

Aeroporto Diomício Freitas

O Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha, está sendo considerado como possível local para a nova sede do Serviço Aeropolicial Sul (Saer), atualmente situado no Rio Maina, em Criciúma. O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, se reuniu com lideranças estaduais, incluindo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, para explorar a mudança. A ideia visa fornecer espaço apropriado para o Saer, que desempenha papel crucial na área da saúde e segurança da região sul de Santa Catarina. O novo local deve aproveitar a aceleração das obras no Aeroporto Diomício Freitas e deve ser benéfico para a região.