Gerestar inicia estudo para cobrar estacionamento em área maior no centro de Criciúma

11

Implantação de mais 2 mil vagas de estacionamento na área central será apresentada em 30 dias para a DTT

Criciúma

A Gerestar, empresa que administra o serviço desde o fim do ano passado, recebeu ordem de serviço para realizar o estudo da segunda etapa de implantação do novo sistema, ampliando a cobrança em mais 2 mil vagas de estacionamento. Não há previsão para reajuste da tarifa, que hoje é cobrada no valor de R$ 2,50 a hora.

A Gerestar tem 30 dias para entregar o estudo para análise da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT). Caso o projeto esteja dentro do previsto no contrato de concessão, a empresa terá até 90 dias para implantar a cobrança das novas vagas.

Ao todo, estima-se que a segunda etapa gere cobrança em 1.729 vagas, com 316 gratuitas (2.045). Somente na primeira etapa, o número de vagas cobradas subiu de 700 para 2.400. O estudo da Gerestar deve apresentar o local e a quantidade de novos parquímetros a serem instalados, a metragem das vagas, e o quantitativo disponibilizado para motos e vagas especiais.

As novas vagas que compõem a segunda etapa serão abertas nos bairros Centro, Pio Corrêa e Comerciário. Ainda nesta etapa, a Gerestar deve aplicar o sistema com monitoramento por sistema OCR (reconhecimento de caractere óptico) para leitura de placas, considerado um extra no serviço oferecido pela empresa.

A terceira fase de implantação, com previsão de mais 386 vagas, sendo 70 gratuitas, deve ser realizada em até nove meses após a segunda e vai abranger a avenida Santos Dumont, os bairros Próspera, Santa Luzia e o distrito do Rio Maina.