Relatório da Comissão Temporária Especial aponta para melhorias necessárias no serviço de água e esgoto
Criciúma
Na tarde de ontem (25), o relatório da Comissão Temporária Especial da Casan foi entregue e discutido. O vereador Júlio Kaminski (PP), relator da comissão, que foi criada em 7 de fevereiro de 2023, trouxe a avaliação do serviço prestado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Criciúma e sugestões de melhorias para o fornecimento de água e esgoto.
O relatório, disponível para leitura integral online, contém críticas à ausência do presidente da Casan, Laudelino Bastos, para prestar esclarecimentos. Além disso, apresenta sugestões para reduzir os danos aos residentes de Criciúma causados por problemas no abastecimento de água.
Kaminski enfatizou que o relatório foi elaborado com base nas informações colhidas nas reuniões da comissão. Entre as principais questões identificadas, estavam a cobrança por ar nos canos e danos nas tubulações causados por terceiros que não ressarcem o valor, levando a Casan a cobrir o prejuízo e repassá-lo ao cidadão.
O relatório final contém seis sugestões direcionadas à Casan. Caso as recomendações não sejam acatadas, Kaminski sugere que a Prefeitura de Criciúma conduza um estudo de viabilidade para substituir a Casan por meio de um processo licitatório.
A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) solicitou uma vista do relatório e terá 48 horas para fazer emendas ou apresentar um relatório alternativo. A votação do relatório foi adiada para a próxima terça-feira, dia 1º.