Deve sair

O ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo deve oficializar no decorrer da semana a sua saída do PL e a filiação no União Brasil. Márcio já havia sido convidado pelo prefeito da capital, Gean Loureiro, mas vinha relutando em função de todo o trabalho realizado ao longo dos últimos cinco anos no trabalho de consolidação e fortalecimento do PL em todo o Sul do Estado. No entanto, a filiação de outras lideranças ao partido e a mudança na conjuntura eleitoral do PL fizeram Búrigo rever sua posição. Ao longo dos últimos dias as conversas entre ele e Loureiro foram retomadas e Márcio vai mesmo migrar para o União (fusão entre Democratas e PSL). Márcio segue acertando os últimos detalhes e deve levar consigo as principais lideranças do PL e toda uma equipe montada para a campanha. O ex-prefeito também tem mantido conversas com a pré-candidata Júlia Zanata e já oficializou convite para que ela o acompanhe no novo partido. Márcio também teria recebido convite do governador para se filiar ao Republicanos. Apesar disso deve optar mesmo pelo União.

Boeira

Jorge Boeira que chegou a ser quase anunciado no PSB deve rever seu posicionamento. O empresário iria para o PSB com foco na disputa do Governo do Estado, na eleição deste ano, como Dário Berger se filiou ao 40 com esse mesmo propósito e já chegou com as portas escancaradas, Boeira deve acabar no PDT.

Luto

Pai do secretário Luiz Fernando Cardoso morreu na madrugada de segunda-feira. Comerciante tradicional de Criciúma, Valdonir Ariano Cardoso, o seu Nísio Cardoso, foi durante muitos anos o proprietário da Farmácia Moderna. Ele tinha 83 anos, deixa esposa, três filhos e três netos. O secretário emitiu nota de pesar no início desta manhã e agradeceu as manifestações de carinho. A morte teria ocorrido em decorrência de complicações provocadas pelo coronavírus.

Atrasou

Obra da ponte provisória que vai aliviar a vida dos motoristas que precisam passar pela Lino Zanolli deveria ter iniciado durante o fim de semana, mas acabou sendo adiada em função do mau tempo. Previsão é de que leve pelo menos 15 dias para ficar pronta. Vale lembrar que é uma ponte provisória, que vai servir apenas para pedestres e veículos leves. “A nova ponte é um processo mais complicado”, explica Simão Custódio, responsável pela Defesa Civil.

Recomendações

Desde sábado a Máscara de proteção individual deixou de ser exigida em qualquer ambiente em Santa Catarina. Decisão, segundo o governo, está embasada na queda de casos e no avanço da vacina. A Secretaria de Saúde do Estado segue recomendando as máscaras, mas não passa disso, de recomendação. Você decide se vai usar. O que se espera é que esse voto de confiança seja bem aproveitado pela população. Todo esse sufoco vivido no enfrentamento da pandemia precisa servir de aprendizado e pode nos ajudar inclusive a combater outros problemas de saúde. Há inúmeros problemas que são transmitidos pelas vias respiratórias e que poderiam ser prevenidos com o uso da máscara quando as pessoas estiverem doentes.

Garantido

Deputado Rodrigo Coelho encaminhou emenda para a Rede Feminina de Içara. O recurso foi intermediado pelo vereador Rodrigo Gonçalves. Segundo ele, os R$ 200 mil serão utilizados para a compra de exames de mamografia e deve ajudar a acelerar o atendimento a mulheres portadoras de Câncer ou com suspeita da doença e que precisam de um diagnóstico rápido para acelerar o tratamento da doença e, por consequência, aumentar as chances de cura.

Telhas

Equipes da Defesa Civil de Içara passaram a segunda-feira em uma força tarefa para atender as famílias atingidas pelo temporal da última semana com a distribuição de telhas. Em virtude dos estragos Içara decretou situação de emergência e isso facilitou e agilizou a compra de produtos para auxiliar quem foi atingido.

Pedido

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro cumpriu agenda em Florianópolis na sexta-feira. Foi até o Palácio da Agronômica para entregar ao governador Carlos Moisés mais um pleito, desta vez com caráter regional. O pedido é para que o governo catarinense aporte a verba necessária para a construção de uma ala de oncologia pediátrica no Hospital São José. A estimativa é de que a obra custe pelo menos 11 milhões. Apesar do tempo curto, em função do calendário eleitoral, Salvaro retornou confiante.