Posturas erradas por causa dos celulares prejudicam a saúde

56

Tempo excessivo dedicado a computadores, tablets e celulares favorecem a postura inadequada

O tempo excessivo dedicado a computadores, tablets e celulares favorecem a postura inadequada de crianças e adolescentes. Os usuários deixam de lado a preocupação de sentar corretamente ou de segurar o celular na altura dos olhos, por exemplo. Aliado a estes fatores, também estão o uso de calçados desconfortáveis, vida sedentária e a utilização de mochilas pesadas.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, ao utilizar computadores a recomendação é de manter os pés apoiados em uma superfície sólida, ajustar a cadeira para que ofereça um apoio seguro à coluna e que os joelhos dobrados estejam em um ângulo de 90º (veja quadro). “Isso vale tanto para as crianças quanto para os adultos, pois permanecer em uma postura inadequada por muito tempo resulta em dores, principalmente, da região lombar”, explica.

O ortopedista explica que a má postura corporal compromete a saúde de maneira geral, pois diminui a capacidade pulmonar, prejudica o funcionamento do intestino, limita a amplitude de movimentos, podendo causar dor na mandíbula ou na região lombar. “Com o passar do tempo as consequências são falta de concentração, cansaço rápido, falta de flexibilidade, limitação de movimentos, falta de coordenação motora, incapacidade de trabalhar efetivamente ou de se mover apropriadamente”, relata ao enfatizar que a correção deve ocorrer o mais breve possível.

Medidas simples favorecem uma postura correta, como a prática regular de atividade física. Os pais devem corrigir a postura dos filhos e incentivá-los a fazer atividades diárias de maneira que a coluna permaneça ereta. Além disso, alguns exercícios como caminhada, alongamento muscular e reeducação postural auxiliam na correção da postura.

Postura da criança

Balasana, ou postura da criança, é uma postura da yoga que auxilia no reconforto da postura e melhora a postura se feita regularmente (foto). Nesta pose, o corpo permanece virado para o chão, em posição fetal. Os joelhos e quadris dobrados, as canelas no chão. A cabeça é alongada para frente em direção ao chão (a testa pode tocar o chão). Os braços podem ser alongados para frente, em frente da cabeça ou para trás, para junto dos pés.

Esta postura de relaxamento restaura o equilíbrio e a harmonia do corpo e coloca a mente num estado de abertura e receptividade. Alonga os quadris, coxas e tornozelos, acalma o cérebro e ajuda a aliviar o stress e a fadiga, além de aliviar dores nas costas e pescoço, quando feito com a cabeça e o tronco apoiado.