Para qualificar a cidade

Seguem abertas as inscrições para o Içara Mais Tec. Desenvolvido pela prefeitura, em parceria com o Senai, o Sesi e o Lab365, o programa oferecerá gratuitamente cursos do básico ao avançado na área de tecnologia, nas modalidades de ensino a distância e híbrido. Podem participar alunos do ensino fundamental e médio, bem como jovens e adultos de diferentes níveis de conhecimento, com idades a partir de 14 anos. O prazo para inscrições seguirá até 25 de agosto em www.icaramaistec.com.br. É uma ação para qualificar a cidade e preparar a mão de obra de Içara para o setor tecnológico. “São opções excelentes e gratuitas para abrir novas oportunidades para a nossa comunidade. A intenção é que a mão de obra de Içara esteja pronta para ocupar as vagas na área de tecnologia e aproveitar as oportunidades e os salários cada vez mais atrativos”, explica Ismael Dagostin, um dos responsáveis pelo projeto na secretaria de Educação de Içara.

Desafio Sebrae

Terminou ontem o prazo para empreendedores de Santa Catarina se inscreverem no Sebrae Desafia. A cada semana do reality, os participantes serão colocados à prova para mostrar suas habilidades e um deles será eliminado. Ao final, o vencedor ganha 110 mil reais em prêmios. A inscrição gratuita pode ser feita através do site oficial do Sebrae Santa Catarina.  “Sempre temos a presença de empreendedores da nossa região participando desse processo e ampliando seus conhecimentos e seus contatos”, explica o coordenador regional do Sebrae, Murilo Gelosa.

Caminhando

O processo para concessão do Aeroporto de Jaguaruna está caminhando. O assunto está em Brasília e depende agora do aval do governo federal para ser licitado e encaminhado à iniciativa privada.

Em Forquilhinha

A gestão do Diomício Freitas também vai passar pelo mesmo caminho. O prefeito Neguinho já deixou clara sua intenção de, logo que o aeroporto estiver pronto, repassar a gestão para a iniciativa privada.

Matrículas

O segundo semestre já é realidade na Unesc. As matrículas para quem vai começar ou retomar os estudos nos mais de 50 cursos de graduação disponíveis estão em ritmo acelerado. Os interessados em conquistar bolsas de 100% de desconto precisam garantir as inscrições. A expectativa para um acesso ainda mais facilitado ao ensino superior, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é muito alta. “Estamos, ao longo de todo o ano, trabalhando na defesa das universidades comunitárias e, principalmente, no acesso a bolsas de estudos para os nossos estudantes e já teremos o reflexo de todo esse esforço na disponibilidade de vagas para o semestre que se inicia na próxima semana”, destaca.

Transporte gratuito

Dailto Feuser (PSDB) verifica, com o chefe do poder executivo, a possibilidade de estudo técnico para implementação do projeto Tarifa Zero. O objetivo é oferecer transporte público gratuito a todos os cidadãos criciumenses, o que, de acordo com o vereador, beneficiaria toda a economia da cidade já que grande parte dos criciumenses utiliza os ônibus frequentemente e poderia utilizar o dinheiro economizado no comércio e em outros serviços. Feuser ainda lembra que o projeto em questão já está sendo aplicado em mais de 40 cidades brasileiras e tem demonstrado um resultado positivo significativo na economia e na qualidade de vida das pessoas.