Obra destaca a influência dos imigrantes italianos na fundação da cidade

Içara

Na noite de quarta-feira (19), o Auditório Osvaldo Duarte da Prefeitura de Içara foi palco do lançamento do livro da escritora Silésia Pizzetti Augustinho. A obra, intitulada “Primeira Linha do Rio Sangão – 131 Anos de Colonização Bergamasca de Içara”, lança luz sobre a chegada dos imigrantes da Província de Bérgamo, no norte da Itália, ao sul do estado de Santa Catarina. Em seus capítulos, a autora dedica atenção especial à ocupação bergamasca da Primeira Linha do Rio Sangão, conhecida como Primeira Linha.

A obra meticulosamente registra e documenta os 131 anos da colonização bergamasca e a própria fundação da cidade de Içara. Para a sua concretização, foram necessárias extensas pesquisas bibliográficas no Brasil e na Itália, bem como entrevistas com os nonos e nonas de Içara e região, a fim de coletar histórias e vivências. A busca por documentos e informações verídicas foi primordial para fundamentar os relatos obtidos. Segundo a escritora, esse trabalho exigiu árduos oito anos de pesquisa, mas foi recompensador.

Ao tomar como eixo histórico a imigração ìtalo-bergamasca no sul catarinense, o livro abrange desde a vinda dos imigrantes da Itália até a distribuição das famílias na região e a ocupação da Primeira Linha do Rio Sangão, que foi o berço da cidade de Içara. Destaca-se ainda o empreendedorismo característico dos imigrantes bergamascos, que moldou o caminho econômico de Içara e região. Nomes como Giassi, Rovaris, Angeloni, Bonomo, Colle, Manenti, Valvassori, Lodetti, Colonetti, Ghezzi, Mangilli, Pagani, Stucchi e muitos outros se destacaram nessa trajetória.

Além disso, a chegada de São Donato, vindo de Bérgamo para Içara em 1892, redefiniu o panorama religioso da região, e hoje a Festa de São Donato é considerada patrimônio imaterial de Içara.

Içara, cidade que preserva em sua essência as marcas dos desafios enfrentados pelos imigrantes italianos no Sul do Brasil, é retratada de forma fiel nessa obra. O livro reafirma a identidade bergamasca da imigração italiana em Içara e visa, no futuro, construir pontes culturais e econômicas com a região mais desenvolvida do norte da Itália.

O livro estará disponível para venda na Feira da Indústria durante a Festa de São Donato, bem como nas livrarias de Içara e região. O evento de lançamento contou com a presença de importantes personalidades, como Eduardo Bonetti, presidente do Comitê dos Italianos no Exterior vinculado ao Consulado Geral Italiano para Santa Catarina e Paraná, e Dalvania Cardoso, prefeita de Içara. Além disso, membros das Academia Içarense de Letras e Artes, do Comitato Vêneto de Santa Catarina, da Associação Cultural Italo-Veneto de Içara e do Grupo de Canto Sol Nascente marcaram presença. O evento também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Fundação de Cultura de Içara.