Estado passa da marca de 3 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

18

Dados apontavam 2.2249.303 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 89,78% de cobertura vacinal dos grupos prioritários

Da Redação

Santa Catarina ultrapassou a marca de 3 milhões de doses aplicadas da vacina contra o novo coronavírus. A marca de 3.021.081 doses aplicadas foi registrada no Vacinômetro no início da tarde de ontem (17). Os dados apontavam 2.2249.303 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 89,78% de cobertura vacinal dos grupos prioritários e 10,6% de cobertura em relação à segunda – 789.908 doses aplicadas.

A volta da aplicação diária por faixa etária de pessoas sem comorbidades contribuiu para o aumento no ritmo de vacinação na semana passada. Desde então já foram aplicadas 214.177 doses de vacinas em grupos com idade entre 20 a 59 anos.

“A vacinação é o melhor caminho para superarmos essa pandemia. Já vacinamos mais de 30% da população com a primeira dose e somos o quinto estado brasileiro que mais imunizou com a primeira dose, mas queremos seguir avançando. Até amanhã teremos a chegada de mais 153 mil imunizantes e queremos garantir a rápida distribuição aos municípios”, afirma o governador Carlos Moisés.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, atribuiu o desempenho positivo à soma de esforços entre Estado, municípios e União. “Esta marca de 3 milhões de doses aplicadas nos coloca, proporcionalmente em relação ao público-alvo, como um dos estados mais bem ranqueados do Brasil”, afirmou.

O Governo de Santa Catarina deve receber hoje (18) mais 85.410 da vacina do fabricante Pfizer e 68.400 doses da vacina Coronavac contra a Covid-19. “Reforçamos que todas as vacinas são seguras e eficazes. A população deve lembrar de fazer a sua parte, voltando para receber a segunda dose da vacina. O esquema vacinal só fica completo com duas doses do imunizante”, destaca o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.