DCIM100MEDIADJI_0099.JPG

Dados são do Atlas da Violência, bem como do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Criciúma

Criciúma é a cidade mais segura para se viver em Santa Catarina, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. De acordo com dados do Atlas da Violência, um portal que reúne, organiza e disponibiliza informações sobre violência no Brasil, bem como reúne publicações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre violência e segurança pública, o município é, ainda, a quinta cidade mais segura para se viver em Santa Catarina, entre os 295 municípios catarinenses.

Conforme o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a segurança pública na cidade é uma das prioridades da Administração Municipal. “Com o objetivo de promover e assegurar uma melhor qualidade de vida para os criciumenses, a prefeitura tem se empenhado em desenvolver ações e buscar investimentos nessa área”, afirma. “Temos importantes parcerias com a Polícia Militar, que desempenha suas atividades com qualidade. Tanto é que estamos entre as cidades mais seguras de Santa Catarina”, completa.

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma (BPM) e tenente-coronel da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Mário Luiz Silva, explica que a conquista é resultado de uma série de ações realizadas pela Polícia Militar (PM) em todo o Estado de Santa Catarina. “Ao longo dos anos, tantas ações repressivas quanto preventivas foram integradas em Criciúma. As ações repressivas têm o objetivo de combater o crime de forma efetiva, ocorreram na prisão de criminosos, enquanto as ações preventivas visam evitar a ocorrência de delitos”, destaca.

De acordo com Silva, ainda, o policiamento ostensivo é fortalecido com a presença física da PM em locais de grande concentração de pessoas, áreas comerciais, parques e escolas. “Essa estratégia tem contribuído significativamente para os excelentes resultados, conforme evidenciado pela pesquisa”, reforça.

Centro de Controle e Operação (CCO) de Criciúma

Criciúma possui um Centro de Controle e Operação (CCO), inaugurado neste mês, na sede da Defesa Civil. O serviço faz parte do Plano Municipal de Segurança Escolar, que visa prevenir incidentes como furtos, vandalismos e atos de violência, tornando o ambiente mais seguro à comunidade escolar.

“O sistema é integrado, o que significa que as equipes da prefeitura, através do CCO, têm acesso, em tempo real, às imagens que são conectadas ao sistema da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressalta Salvaro. “Com esse novo sistema de segurança, as escolas de Criciúma se tornarão não apenas boas em termos educacionais, mas, também, mais seguras para alunos, professores e toda a comunidade escolar”, finaliza.

O CCO é uma unidade interna equipada com 18 telas de 65 polegadas, que monitoram 264 câmeras estrategicamente instaladas nos arredores das mais de 60 escolas do município. O sistema oferece monitoramento, em tempo real, e tem o objetivo de fornecer suporte em diversas situações. Além disso, as escolas contam com circuitos fechados de TV (CFTV) e sensores de presença com alarmes, que já foram instalados para monitoramento e vigilância patrimonial.

Todas as instituições de ensino, tanto públicas como privadas, podem ter suas câmeras monitoradas em tempo real pelo CCO, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pela Defesa Civil de Criciúma.

Ranking das cinco cidades mais seguras de SC:

  • Jaraguá do Sul com (182 mil habitantes)
  • Brusque com (141 mil habitantes)
  • Tubarão com (110 mil habitantes)
  • Lages com (164 mil habitantes)
  • Criciúma com (240 mil habitantes)