Apelo ao São Donato

Comissão formada por lideranças políticas e empresariais foi a Florianópolis. Na pauta, a busca de recursos para o Hospital São Donato. Em entrevista à Massa FM, o diretor administrativo do São Donato, Júlio de Lucca, explicou que o fim de convênios de manutenção para maternidade e UTI, que não foram renovados no atual governo, fazem o hospital acumular um déficit de mais de 3 milhões. O pedido feito ontem é para que deputados da região cobrem do governo uma solução para o problema e evitem o fechamento do serviço. “Se for revertido, vamos chegar no fim do ano e vamos ter problemas para fechar o caixa. Ou se encontra uma solução ou vamos ter que suspender alguns serviços”, reclama Júlio.

Por outro lado

Se serve de consolo, essa falta de repasse por parte do estado não irá prejudicar a obra de ampliação da instituição. “Não prejudica porque são situações distintas, mas é importante lembrar que o estado está em emergência na saúde por falta de leitos de UTI e, então, não faz sentido não atender os pleitos do São Donato”, comenta Júlio.

Alterado

O horário de abertura da Festa da Tainha mudou. O evento iniciaria às 12 horas, mas agora só vai começar no final da tarde. O motivo foi o ciclone tropical que prejudicou a estrutura da festa.

Capacitando

A Secretaria de Educação de Morro da Fumaça realizou uma capacitação para melhorar a qualidade da merenda escolar que é oferecida pela rede municipal de ensino. A ação foi desenvolvida em parceria com a Epagri. Durante o curso, as merendeiras conheceram novas receitas mais saudáveis e que devem ser incluídas no cardápio das escolas.

Fome

Um relatório publicado pela ONU na quarta mostra que a insegurança alimentar e a fome aumentaram no mundo. No Brasil, 1,5 milhão de pessoas passaram a fazer parte dessa realidade, que afeta mais de 70 milhões de brasileiros. O Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país.

Cirurgias

Uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 12, habilitou dez hospitais em Santa Catarina a realizarem procedimentos de reconstrução mamária. A meta estabelecida para o estado prevê a realização de 710 cirurgias nos próximos dois anos. O valor a ser repassado, via Fundo Nacional de Saúde, será de R$ 4,1 milhões. As cirurgias plásticas de reconstrução mamária autorizadas deverão ser realizadas somente em mulheres que tiveram a retirada total da mama decorrente de tratamento de câncer. Um dos hospitais credenciados é o São José de Criciúma.

Vai manter

O governador Jorginho Mello foi às redes sociais nesta quarta-feira para anunciar que o estado pretende manter em funcionamento o modelo de escolas cívico-militares já implantados. A manifestação ocorreu após o Ministério da Educação anunciar que o projeto criado no governo do então presidente Jair Bolsonaro será extinto. Em Criciúma, o modelo é adotado na Escola Joaquim Ramos. Jorginho vai na mesma batida de outros governadores Brasil afora.

Começou

Até o próximo sábado, 15, o público da região poderá fazer uma boa ação e ajudar duas instituições que atuam no combate ao câncer em Criciúma. O Bazar Solidário da Thati Teixeira é uma organização da família e amigos da ex-vereadora que busca manter a memória da professora. Mais de 300 peças de roupas selecionadas, no tamanho médio (M), entre 40 e 42, estarão à disposição de quem tiver interesse em contribuir com o evento.