Outro patamar

Balneário Rincão trabalha ainda hoje nos últimos ajustes para abrir oficialmente amanhã a edição 2023 da Festa da Tainha. O evento, que nos últimos anos atingiu um outro patamar, espera recorde de público. “Serão três dias de festa com shows nacionais que não têm custo para o visitante. Ele vai pagar o que for comer e ainda vamos ter pratos populares para que a festa caiba em todos os bolsos. Nossa projeção é de público recorde”, explica o secretário de Turismo Fernando Casagrande. “A Festa da Tainha chegou nesse patamar porque ela tem a cara do governo, do jeito de administrar. Nós, modéstia à parte, estamos fazendo uma administração de alto nível, preocupada em elevar a régua do balneário, a qualidade de vida das pessoas e tornar o município uma referência. Avançamos em todos os setores, mas claro que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”, emenda o prefeito em exercício Luiz Laurindo.

Ademir fora

O ex-prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, não deve disputar a próxima eleição em Cocal do Sul. Ele foi ontem à Massa FM para falar sobre a Festa de Nossa Senhora do Carmo e, claro, não escapou da pergunta política. “O partido está organizado. Tem um pedido para que a gente possa ir de chapa pura em uma dobradinha com a vereadora Maria Luíza de vice, mas eu estou focado na minha empresa e neste momento não tenho esta disponibilidade”, pontuou. Nos bastidores, a avaliação é de que o PP possa fazer dupla com o PSDB e ter uma chapa 100% feminina.

Sobre a festa

Figuras que nasceram em Linha Torrens, a comunidade de onde brotou Morro da Fumaça, se reuniram para fazer uma grande festa de Nossa Senhora do Carmo. O evento programado para a comunidade neste fim de semana será marcado pelo primeiro festival de balonismo. “Vamos ter uma grande festa com voos panorâmicos de balão e até salto de paraquedas. A parte religiosa vai ter o padre Vander e o bispo Dom Jacinto”, detalha o presidente da Cermoful e presidente da Comissão organizadora Rudi Recco.

Paliativo

Prefeita Dalvania Cardoso reconheceu ontem, durante entrevista à Massa FM, que o trecho do Acesso Sul ao Balneário Rincão está em situação precária. Segundo ela, a região do bairro Boa Vista, próximo ao CTG, está com muitos problemas. “Mas há necessidade de muitos recursos para executar o trecho, então vamos fazer o trabalho paliativo.”

Dos trilhos

A prefeita também falou sobre a rodovia dos trilhos. Destacou a importância da obra e reforçou a iniciativa do governo de ampliar o aporte, melhorar o projeto e trabalhar para que a obra seja finalizada.

Na pressão

Uma comissão da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), liderada pelo presidente Agenor Coral, o Noi, esteve hoje pela manhã com o superintendente estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Kern Gomes. Os prefeitos questionam os resultados do Censo Demográfico divulgados pela instituição no final do mês passado.

Ainda repercute

O governador Jorginho Mello segue comemorando a aprovação que, segundo ele, vai mudar a história de Santa Catarina. O programa irá custear 100% do curso na universidade em várias áreas e priorizará alunos que não tenham condições de pagar, com a renda familiar, a formação no ensino superior. Serão 89 mil vagas gratuitas no ensino superior até o ano de 2026. O aumento das oportunidades oferecidas será progressivo ano a ano.