Equipamentos originais irão ficar em uma área delimitada do parque
Criciúma
O Parque Astronômico Albert Einstein, localizado em Criciúma, já é considerado um sucesso pelas inúmeras visitas que recebe. Mas, o prefeito Clésio Salvaro quer ir além, agregando aos equipamentos já existentes no local, um foguete de 9 metros de altura, uma sonda espacial e um míssil. Não se tratam de miniaturas ou réplicas, mas sim de equipamentos originais que irão ficar em uma área delimitada do parque.
Salvaro já havia explanado esse desejo, e na tarde de ontem, durante o evento de lançamento do Plano Municipal de Turismo, voltou a falar do assunto, que tem sido pauta em suas visitas a outros municípios. Segundo ele, é necessário trabalhar essa questão da astronomia na cidade, visto que naquele ponto existe um contexto histórico, que tem ligação com um eclipse que ocorreu em 1994, e a teoria da relatividade de Albert Einstein. “Temos esse potencial que podemos explorar, Criciúma é essa cidade que não para de crescer”, disparou.
Salvaro comentou ainda que pretende convidar um descendente de Einstein para estar no evento de inauguração. Existe uma expectativa de que isso aconteça no dia 4 de novembro, de acordo com o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Joster Favero, porém ainda não está oficializado.
“Ele está sendo muito feliz em acoplar equipamentos a um local que já é um sucesso com números absurdos de visitas mensais, e agregar isso a um foguete que já foi lançado e desceu, trazendo ainda uma sonda e um míssil. Não existe isso no Sul do Brasil. Será um atrativo decisivo para a consolidação do parque em nossa cidade”, afirmou Favero, que complementou falando sobre a relação e a importância que isso tem com o turismo educacional, que é fonte de conhecimento e cultura. “Se renova anualmente, recebendo visitas de turmas de escolas e universidades. Esse é um dos principais diferenciais do espaço”, finalizou. Colaboração Jessica Rosso Crepaldi, Portal Engeplus.