Iniciada no dia 2 de janeiro, a emissão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Içara teve uma procura acima do esperado, tanto no setor de Arrecadação da prefeitura quanto nos postos de atendimento montados pela cidade, segundo o secretário da Fazenda, Eduardo Rocha.

De acordo com ele, o número de contribuintes que já fizeram o pagamento da cota única ou da primeira parcela é entre 30 e 40% maior em relação ao mesmo período do ano passado. E isso eleva também a perspectiva para esta sexta-feira, quando encerra o prazo para pagamento com desconto de 5%,mais 5% se estiver adimplente com o município.

“Provavelmente se confirme acima da expectativa que se tinha. Foram lançados R$ 9,1 milhões de IPTU e, descontando a inadimplência histórica, em torno de 20%, devemos arrecadar R$ 6,5 milhões”, estima Rocha.

Ele diz que essa injeção de recursos nos cofres da prefeitura, no início do ano, é muito importante. “É um imposto que fica todo no município, não há a divisão com Estado e Governo Federal, possibilitando a contrapartida nas obras e a manutenção dos serviços básicos, como saúde e educação”, pontua.

Quem optar pelo parcelamento pode fazê-lo em até cinco vezes, dependendo do valor a pagar, com vencimentos das demais parcelas nos dias 15 de fevereiro, 15 de março, 19 de abril e 17 de maio.

Os boletos podem ser retirados online, por meio do site da www.icara.sc.gov.br, com redirecionamento à página do Prefeitura Moderna. O contribuinte então terá de selecionar o município de Içara e clicar no campo IPTU.

Atendimento

Além disso, o Paço Municipal Ângelo Lodetti está realizando horário especial para auxiliar os cidadãos. Até esta sexta-feira, o atendimento ao público será realizado das 7 às 18 horas.

As unidades de saúde dos bairros Boa Vista, Vila Nova, Esplanada, Presidente Vargas e Jardim Elizabete são outros locais em que os boletos podem ser retirados.

“Aqueles que tiverem dúvidas quanto à retirada dos carnês podem nos procurar na prefeitura que faremos a impressão e esclarecimento de dúvidas”, explica o chefe do Setor de Arrecadação, Marcelo Rossi de Jesus.

Quem não efetuar a retirada dos boletos até o final do mês de maio terá os valores repassados ao setor de Dívida Ativa.Este ano, o valor do IPTU foi reajustado em 4%, equivalente à inflação acumulada no período.