Ricardo diz sim

O deputado federal Ricardo Guidi confirmou ontem à tarde, durante coletiva de imprensa, que vai assumir em agosto o comando da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Ele aceitou o convite feito pelo governo Jorginho Mello e passa a ser o primeiro político de Criciúma no primeiro escalão. “A intenção é reforçar a representatividade de Criciúma e da nossa região no governo catarinense. Fico muito grato ao governador pela confiança e prometo me empenhar”, ressaltou o deputado, que já pretende chegar com ideias para inovar o setor. “Tenho projeto para reforçar cada vez mais o IMA. Eu gosto deste tema, gosto do meio ambiente. Fiz a lei da transição energética justa em Brasília, que deu sobrevida ao setor carbonífero e que é sim também uma questão ambiental. Quero agora incentivar os pequenos agricultores para que eles possam receber recursos sobre créditos de carbono. Enfim, vamos trabalhar muito”.

Em seu lugar

Ricardo Guidi assume o posto de secretário no dia primeiro de agosto. A partir de então, Darci de Matos, que é o primeiro suplente do PSD, é quem fica com a vaga em Brasília. “Mas fica com os compromissos que temos com a região e vai ser um parlamentar presente no Sul. Ele fez um grande mandato no passado e vai repetir isso”.

A nota do PSD

Enquanto rolava a coletiva de Guidi, o PSD de Santa Catarina emitiu nota. O texto afirma que a decisão de assumir a secretaria é pessoal e não do partido, que vai seguir independente ao governo catarinense. “Está tudo certo. Eu conversei com o presidente Eron e não tenho o que discutir uma vírgula do que está posto na nota”.

Seu futuro

Ricardo negou que tenha a pretensão de deixar o PSD. Nos bastidores, a especulação é de que ele irá migrar para o PL e disputar o governo de Criciúma pela nova legenda. “Não tenho a menor pretensão de sair do partido. Eu, na verdade, quero é aproximar o partido para o governo. Tenho respeito pelo PL, tenho amigos no PL. Na gestão passada, sempre votei com Bolsonaro e pedi voto para ele na última eleição. Está tudo certo e sigo no PSD”.

Candidato

O que Ricardo não nega é sua intenção de ser candidato no ano que vem ao governo de Criciúma. “Condição que inclusive fica reforçada por conta da minha ida para a Secretaria. Sou sim pré-candidato e já parto para a pré-campanha com apoio do governador Jorginho Mello e com apoio do próprio PL a este projeto. Vou estar mais perto de Criciúma, mais presente e tenho certeza que sairei com meu nome ainda mais consolidado”.

Contestando

O prefeito Clésio Salvaro entrou na lista dos prefeitos que contestam o resultado dos dados do IBGE. A leitura é de que houve equívoco e que os números estão errados. A retórica do prefeito, que encontra eco em outros gestores, tem explicação. É com base nos dados do IBGE que o governo faz a divisão de recursos e encaminha as verbas da saúde, da educação, o FPM. Uma judicialização do tema não está descartada.

Solto

Depois de inúmeras tentativas, Joares Ponticelli teve finalmente sua liberdade concedida pela Justiça Catarinense. O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli teve a sua prisão preventiva revogada por decisão unânime da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A decisão foi publicada na manhã desta quinta-feira. Ele terá que cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. Joares está detido desde o dia 14 de fevereiro.

Não escapa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continuou na manhã desta quinta-feira (29) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com o placar de 3 a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos, a sessão foi suspensa e será retomada nesta sexta-feira (30), às 12h.