Apelo pela vacina

O prefeito Clésio Salvaro foi as redes sociais nesta quinta-feira para fazer mais um alerta aos criciumenses que ainda não receberam as doses contra o coronavírus. Em vídeo gravado ao lado do secretário Acélio Casagrande, ele lembrou que há na cidade seis mil pessoas que ainda não se vacinaram e destacou que das 21 mortes mais recentes registradas na cidade, 14 das vítimas não haviam se vacinado. “Não seja bobo, vai se vacinar”, disparou o prefeito. A manifestação do prefeito deu o start para um último esforço que o município pretende fazer para vacinar essa parcela da população que ainda resiste aos imunizantes. O município estabeleceu que as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde, preferivelmente, no período de cinco dias úteis, a partir desta quinta-feira (23). Criciúma tem seis mil moradores que ainda não receberam a primeira aplicação.

Segue afastado

Prefeito de Urussanga Gustavo Cancelier seguirá afastado do comando do executivo. A decisão é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que determinou a continuidade da punição por mais 60 dias. O advogado do prefeito já afirmou que vai recorrer da decisão. Em todas as tentativas anteriores, a Justiça negou o pedido. Gustavo Cancellier foi afastado do cargo em maio depois de uma operação da Polícia Federal. Recentemente a PF concluiu o inquérito indiciado o prefeito por uma série de crimes. Uma das obras, que seria executada através de financiamento da Caixa, via Finisa, teria sido usada para superfaturamento de mais de 600 mil reais.

Chegou

Prefeita Dalvania Cardoso fez festa ontem para receber a primeira parte da usina de asfalto. Equipamento adquirido através de emenda parlamentar do senador Amin vai garantir mais agilidade para as pavimentações. Defesa é que também será possível baratear o custo do quilômetro asfaltado na cidade.

Circo dos horrores

A CPI da Covid produziu ontem mais uma episódio de comédia pastelão. O bate-boca entre Renan Calheiros e Jorginho Mello acabou sendo o destaque do dia em Brasília. É conteúdo que acaba replicado mundo afora e não contribui em nada. A briga de Lavadeiras só não terminou no tapa porque a segurança da casa acabou intervindo. Renan, que é o relator da CPI, estava falando sobre a suposta tentativa de corrupção na compra de vacinas e disse que “esse teria sido o modelo pretendido pelo presidente”. Jorginho Mello interviu e disse que não foi modelo escolhido por Bolsonaro e sim um que ofereceram ao governo. Renan retrucou e disse que não cederia a palavra enquanto estivesse falando. A partir daí a conversa degringolou e terminou com gritos de “vabagundo”, “picareta” e “ladrão”.  Não sou contra a CPI, se há algo para ser apurado a investigação deve ser feita. O problema é que no Brasil CPI é sempre transformada em espetáculo televisivo para render manchete e para sangrar o adversário político.

Bela iniciativa

O Projeto “João de Barro” de autoria do Poder Executivo para o auxílio à reforma de moradias, às famílias de baixa renda no município de Içara foi aprovado em votação final pela Câmara Municipal, na última terça-feira, dia 21. A matéria tem por objetivo a concessão de materiais de construção ou recursos financeiros para aquisição de materiais, visando reforma ou ampliação de moradias, quando não localizadas em áreas de risco ou de proteção ambiental, e no auxílio ao transporte de casa para colocação dentro da jurisdição do município.

Cartões

Bairro da Juventude iniciou nesta quinta-feira a venda dos seus tradicionais cartões de Natal. As peças produzidas com desenhos dos próprios estudantes são uma tradição do Bairro e ajudam a equilibrar as contas da instituição na reta final do ano. Os cartões podem ser acessados através do site do Bairro da Juventude. As compras também podem ser feitas através do site. A expectativa da instituição é arrecadar pelo menos 25 mil reais com a venda dos cartões.

Juros

Para tentar conter a inflação que se aproxima da casa dos dois dígitos o comitê de política monetária do banco central, o Copom, ampliou em um ponto percentual a taxa básica de juros. Com a decisão desta quarta-feira, a taxa passa para 6,25% o ano. Durante a reunião de ontem o Copom também sinalizou com uma nova alta programada para outubro. Esta é a quinta elevação consecutiva da taxa que chega ao maior patamar desde julho de 2019.

Sem coligação

Senado aprovou a reforma política com mudanças em regras para o pleito do ano que vem. Ficou definido que as coligações para as proporcionais seguem proibidas. Medida deve gradativamente reduzir o número de partidos no país.