Colisões têm sido registradas no cruzamento entre as ruas Hercílio Luz e Lauro Müller

Criciúma

O cruzamento entre as ruas Hercílio Luz e Lauro Müller, no Centro de Criciúma, tem sido ponto de diversos acidentes de trânsito. Preocupados com a situação, moradores planejam levar o assunto ao Ministério Público (MP), já que as reclamações na Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) não deram o resultado esperado por eles.

Gustavo Thomé da Silva é síndico no edifício Lauro Müller, prédio localizado em uma das esquinas do cruzamento. E do alto passou a registrar os constantes acidentes. “No sábado foi o último. Moro ali na esquina e temos notado que toda semana está tendo acidentes, com vítimas e com carros invadindo a calçada. Eles batem e no reflexo vão para a calçada. Entramos em contato com a DTT, encaminhamos ofício pedindo providência, mas responderam dizendo que vão analisar. Toda semana está tendo acidente e queremos chamar atenção deles”, explica.

Thomé afirma que requisitou uma lombada para motoristas reduzirem a velocidade ao se aproximarem do cruzamento, porém a DTT justificou que a medida é inviável devido ao alto fluxo de veículos na rua Hercílio Luz. O síndico então passou a sugerir sinalização horizontal, para pelo menos chamar atenção para o cruzamento.

“Segundo a DTT é inviável ter redutor de velocidade ali. Podiam colocar um aviso no chão na própria Hercílio Luz. Os acidentes ficaram contínuos, acontecem quase toda semana. Não sei se aumentou o fluxo e se estão usando mais essa rota. Os carros estão invadindo a calçada e pedimos intervenção antes que algum pedestre seja atingido. Saio a pé com minha filha de cinco anos todos os dias e temos essa preocupação”, relata.

A proteção dos pedestres também foi pedida com a possibilidade de instalação de uma proteção na calçada, medida recusada pelo órgão que dirige o trânsito no município. Diante da falta de proposições, o caso deve ser levado ao MP.

“Vamos fazer reunião com os demais prédios e criar um abaixo-assinado e entregá-lo no MP, para ver se ele faz a prefeitura tomar alguma providência. Tudo é válido para chamar atenção, pois ali tem só uma placa pequena sinalizando ‘Pare’. Pedimos proteção na calçada, pois os pedestres correm risco de serem atropelados”, afirma.

“Respeito ao próximo”

A reportagem procurou a DTT para buscar respostas sobre possíveis intervenções no cruzamento entre as ruas Hercílio Luz e Lauro Müller. O diretor do órgão, Gustavo Medeiros, explica que já existe sinalização no local e que falta consciência aos motoristas. Explicou ainda que possíveis intervenções serão discutidas com a equipe técnica da DTT.

“Quando você vê uma placa de ‘Pare’, você para. O cruzamento está todo sinalizado e infelizmente alguns motoristas fingem que não enxergam a placa, avançam e provocam as colisões. Já vimos com os técnicos para ver se cabe algo ali, mas depende dos motoristas terem respeito e dirigirem de forma consciente. Pedimos encarecidamente que os motoristas respeitem o próximo”, alega.

Ele também argumenta que a instalação de lombada também não resolveria o problema. “Falta respeito e educação no trânsito. A lombada não é para esse fim específico, o que vai resolver é a educação do motorista. Não é a lombada que vai mudar algo, é a consciência das pessoas”, explica. Colaboração Thiago Hockmüller, Portal Engeplus.