Em nota, afirma que a obra já está em andamento e “não acreditamos que o estado acatará mudanças, pois o projeto está bem elaborado” e “todas as questões já foram esgotadas e solucionadas”

Içara

Durante a semana, empresários da Vila Nova, localizada em Içara, solicitaram uma alteração no projeto da SC-445, já em execução. De acordo com os empresários, o projeto original poderia inviabilizar seus estabelecimentos comerciais. No entanto, o governo de Içara se manifestou sobre o assunto, afirmando que as sugestões já foram debatidas e que o assunto está resolvido para o município.

Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que as sugestões ao projeto de duplicação da SC-445 foram discutidas com a participação da administração municipal local, dos moradores e dos empresários. Na nota enviada, o governo municipal diz que “atender a cada solicitação individual que se sentir prejudicada poderia inviabilizar o projeto como um todo. A obra já está em andamento e não acreditamos que o estado acatará mudanças, pois o projeto está bem elaborado e que todas as questões já foram esgotadas e solucionadas”.

Seis empresários que participaram da reunião com a Regional Sul de Infraestrutura relataram que as obras na SC-445 afetarão diretamente seus negócios. Alguns afirmam que o projeto da rodovia pode até mesmo levar ao encerramento definitivo de empresas na região. A reunião não contou com a presença de um representante da prefeitura de Içara.

Claudinei Defani, um dos empresários presentes, explicou que os comerciantes protocolaram um ofício solicitando mudanças no projeto da rodovia Paulino Búrigo. Durante o encontro, ficou decidido que essa seria a ação prática a ser tomada.

Segundo Defani, a proposta atual de construção de três pistas inviabilizará completamente o comércio local. Para contornar essa situação, os empresários sugeriram a realocação da rótula, originalmente planejada para execução próxima à BR-101, para o km 69. Além disso, eles propuseram a redução de três para duas pistas na rotatória, simplificando a duplicação a partir dali.