Previsão de chuva e vento continua para hoje; aulas foram canceladas
Criciúma Içara e Região
O centro do ciclone extratropical chegou nesta manhã (16) à região e deve trazer ventos fortes. Ainda hoje o trabalho das Defesas Civis da região será intenso. O tempo se mantém instável pelo menos até a noite/madrugada de sábado, quando se afasta para o interior e norte do estado. A chuva nesta sexta-feira (16) ainda pode ganhar força, mas está-se prevendo melhora gradativa até a noite/madrugada de sábado no Litoral Sul e Região Carbonífera.
O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações ainda é alto. Portanto, as recomendações da Defesa Civil ainda são de evita o contato com as águas e não dirija em locais alagados; evitar transitar em pontilhões e pontes submersas; cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões; se afastar de postes e árvores; ficar atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência; e ficar atento as rachaduras em muros ou paredes.
Prefeituras cancelam aulas em escolas
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, por precaução, decidiu liberar as crianças dos Centros de Educação Infanti (CEIs) Cantinho do Sorriso, no bairro Esplanada, Aventura de Criança, no bairro Linha Pasqualini, e Mundo Encantado, no bairro Rio Acima, das aulas desta sexta-feira.
Ontem, as aulas da Escola Hercílio Serafin, no bairro Vila Alvorada, se encerraram às 16h e também estão suspensas para hoje. Os motoristas do transporte escolar avisaram que, diante do alto volume de chuva, dificilmente os veículos conseguiriam transitar com segurança.
Cidades também cancelaram aulas na Amesc e Morro da Fumaça e Criciúma avaliavam a situação ontem.
Alagamentos
A Defesa Civil de Içara continua percorrendo os bairros da cidade para monitorar no nível dos rios. Todos os leitos estão apresentavam boa vazão. O Rio dos Porcos, no Loteamento Vila Nova II, e na comunidade de Rio dos Anjos, subiram pouco ontem. No bairro Ponta do Mato foi verificada a situação das novas pontes de concreto, instaladas recentemente. As estruturas estão resistindo bem à primeira prova de fogo, evitando os alagamentos que eram recorrentes.
A limpeza do Rio Urussanga, no bairro Esplanada, também mudou a realidade da comunidade, já que locais que sempre costumavam alagar em períodos chuvosos, hoje estão seguros. O monitoramento continua hoje.
Criciúma
Ontem houve mais uma reunião por conta da chuva que atinge a região. O objetivo foi reavaliar a situação e reforçar o monitoramento das condições do tempo. Para o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris, é importante conciliar a seriedade e serenidade para lidar com a situação. “Hoje, como durante toda a semana, seguimos fazendo a limpeza de córregos, rios e bocas de lobo, para manter um bom escoamento da água. É com trabalho intenso, mantendo a atenção e a calma que temos nos preparado para o período de chuvas”, relata.
O diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, avalia que o período de maior chuva deve ocorrer entre a tarde e noite desta quinta-feira. “Alguns modelos meteorológicos indicam que a situação pode ser mais amena do que se imaginava na região, com uma diminuição no volume de chuva e velocidade e vento previstos. Porém, como medida preventiva, manteremos todas nossas equipes preparadas e à disposição”, explica.
A Defesa Civil atua em regime de plantão 24h, estando disponível para o atendimento em situações de anormalidade, como quedas de árvores, enchentes e desabamento de encostas. Em caso de emergências, o contato pode ser feito no número 199, ou pelo WhatsApp (48) 99162-9006.