Os gols da vitória foram marcados por Felipe Vizeu, Éder e Fellipe Mateus, todos no segundo tempo

Criciúma

O Criciúma voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. E a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético Goianiense, na noite de sexta-feira (2), no Estádio Heriberto Hülse, garantiu mais uma rodada no G4. Os gols da vitória foram marcados por Felipe Vizeu, Éder e Fellipe Mateus, todos no segundo tempo.

O Criciúma volta a campo na quinta-feira (8), quando recebe o Juventude no Estádio Heriberto Hülse. Já o Atlético Goianiense, que chegou a quatro jogos sem vitória, recebe o Ceará na terça-feira (6) no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Primeiro tempo

O Criciúma iniciou o duelo marcando no campo de ataque e levando pressão aos defensores do Atlético Goianiense. Aos 3 minutos, o lateral-esquerdo Marcelo Hermes tentou a sorte e chutou de longe, mas a bola passou ao lado do gol defendido por Ronaldo.

Mesmo sem vencer há três partidas, o time treinado por Alberto Valentim mostrou organização e levou perigo, sobretudo em jogadas envolvendo o atacante Luiz Fernando. Aos 10, ele recebeu passe dentro da área e teve liberdade para finalizar, porém a bola estourou na defesa carvoeira.

O Criciúma seguiu trabalhando a bola com paciência, até que Marcelo Hermes cruzou na cabeça de Rômulo. Sozinho dentro da área, o volante testou sem direção. Minutos depois, Éder avançou em velocidade e tinha Vizeu e Fabinho abertos nas pontas, mas ele mesmo tentou a finalização e parou em boa defesa de Ronaldo.

O Tigre encontrou dificuldade para acertar a marcação e viu o visitante crescer no duelo. Aos 18, Luiz Fernando recebeu nas costas da defesa e chutou firme, mas contra a defesa. O Criciúma também chegou em uma finalização perigosa de Éder, que obrigou Ronaldo a espalmar a bola para escanteio. Só que aos 25, novamente Luiz Fernando assustou os catarinenses. Ele finalizou da entrada da área, obrigando boa defesa de Gustavo.

O Goianiense aproveitou o bom momento e quase abriu o placar aos 31. Rodrigo recuou sem força para Gustavo e o atacante Gustavo Coutinho chegou primeiro, driblou o goleiro e chutou firme. Ele abriria o placar caso não fosse a boa recuperação de Rayan, que interceptou a finalização.

Aos 44, o Tigre chegou com força no ataque e abriu o placar com Fabinho, só que a bola bateu na mão de Éder após o cruzamento e o lance foi anulado pelo árbitro Rodrigo Klein.

Segundo tempo

A primeira boa oportunidade foi do Tigre. Felipe Vizeu ganhou do zagueiro na velocidade, driblou um segundo defensor e na hora de ganhar nota dez arrematou em cima de Ronaldo. Éder reclamou com o companheiro porque pedia o passe na entrada da pequena área. Aos 11, Fellipe Mateus recebeu de Hermes e chutou cruzado. A bola passou rente à trave esquerda e saiu pela linha de fundo.

Sentido a melhora da equipe da casa, Alberto Valentim promoveu a primeira alteração, trocando Luiz Fernando pelo também atacante Airton. Tencati respondeu trocando Rômulo e Fabinho por Fernando Canesin e João Carlos, mantendo o mesmo esquema tático, porém com um meia em detrimento de um volante.

Após as alterações, o Tigre mandou uma blitz pra cima dos goianos. E chegou ao gol. Primeiro Fellipe Mateus bateu com perigo da entrada da área e Ronaldo espalmou mais uma. Depois foi a vez de Felipe Vizeu, e desta vez sem chance para o goleiro. Aos 20, Marcelo Hermes foi ao fundo e cruzou com perfeição para o atacante, livre, apenas escorar para as redes. 

O próprio Felipe Vizeu quase marcou aos 25, em uma repetição da jogada do gol. Hermes foi ao fundo, cruzou rasteiro e o atacante apenas escorou, desta vez pela linha de fundo. Depois do lance, Valentin trocou Rhaldney e Jefferson por Bruno Tubarão e Daniel. Tencati, por sua vez, tirou Rayan e mandou a campo Matheus Mancini.

O Tigre parecia se mobilizar para fechar a casinha e segurar o placar quando teve a chance de ampliar a conta e decretar mais três pontos na tabela de classificação. Aos 40, João Carlos venceu o marcador na corrida, invadiu a área e foi derrubado. Pênalti assinalado pelo árbitro gaúcho. Éder assumiu a responsabilidade e com categoria deslocou o goleiro, estufou as redes e correu para o abraço.

Aos 48, Fellipe Mateus foi premiado pelo ótimo segundo tempo e guardou o dele. O meia aproveitou falha do zagueiro Lucas Gazal e bateu na saída do goleiro para marcar o terceiro  Já com Léo Costa no lugar de Felipe Vizeu, o Tigre apenas administrou o tempo até o apito final.