A polêmica do Pix
Uma audiência pública realizada na terça-feira na Assembleia Legislativa discutiu a situação das obras lançadas no Plano Mil em 2022, que estão paradas desde o início da gestão de Carlos Moisés. Responsável pela audiência, o deputado Tiago Zilli disse na Massa FM que o encontro serviu para cobrar do atual governo uma solução para as obras. A promessa do Estado é apresentar um cronograma e encaminhar os recursos por meio da celebração de convênios com os municípios. “Se for por convênios, vamos voltar ao passado. É como ir para a Idade da Pedra”, ressalta.
Mas, no entanto
Jorginho Mello pode ter que pagar por meio do modelo adotado por Carlos Moisés. Essa é, pelo menos, a orientação do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Em parecer elaborado pelo conselheiro José Nei Ascari, o TCE encaminhou orientações e recomendações ao governo para dar continuidade às chamadas transferências especiais.
A decisão
“Trata-se da adoção de medidas de orientação e de correção em decorrência da constatação de distorções entre os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, os dados extraídos do Portal Sctransferências e as respostas dos municípios ao questionário realizado pelo TCE/SC, concluindo que há grande número de obras paralisadas, abandonadas, canceladas, atrasadas ou em ritmo lento, não sendo possível identificar as obras paradas e os motivos das paralisações, bem como quais obras serão continuadas ou identificação de irregularidades técnicas ou de orçamentos”, escreveu Ascari em um desdobramento da audiência de terça.
Mais cara
A gasolina vai ficar mais cara a partir de amanhã em todo o país. O motivo é a mudança no modelo de cobrança do ICMS, que passa a ter um peso fixo de um real e vinte e dois centavos por litro. Em Santa Catarina, a previsão é que a mudança deixe a gasolina 5% mais cara. O reajuste vai impactar em pelo menos 22 centavos por litro.
Acabou
Parados desde a última sexta-feira, os servidores do pátio de máquinas da prefeitura de Criciúma resolveram encerrar a greve e retomar as atividades. A decisão foi anunciada nesta manhã de quarta-feira. Os servidores cruzaram os braços para cobrar do governo aumento no percentual de reajuste, estabelecido em 4,36%.
Homenagem
A Escola do Legislativo criciumense passa a se chamar Escola Tati Teixeira. A proposta foi apresentada pelos integrantes da Mesa Diretora e aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira. Vereadora por dois mandatos e presidente da Câmara, Tati morreu no início deste ano em função de complicações provocadas por um câncer de mama.
Bons números
No primeiro trimestre do ano, a produção industrial catarinense cresceu 2,2%. O setor de confecção é destaque com aumento de 16%, quase três vezes maior que a média nacional. Para o governador Jorginho Mello, os bons índices trimestrais da indústria catarinense evidenciam a força de Santa Catarina no cenário nacional.
No São Donato
Eu disse há pouco mais de duas semanas que a situação do Hospital São Donato, diferente do que alguns apostavam, não está nada resolvida. A crise segue, o rombo só aumenta e os detalhes você conferiu em reportagem na edição de ontem. Repito mais uma vez o que já venho dizendo. A culpa é das nossas lideranças. Elas ensaiaram um movimento, mas não passou de fogo de palha.
Vai ter mudanças
Em praticamente todas as Câmaras de Vereadores da região há movimento de parlamentares para troca de partido. Eles aguardam apenas pela abertura da janela partidária.