Estado de greve

Servidores públicos de Criciúma estão em estado de greve. A decisão foi tomada ontem durante assembleia da categoria. Se até segunda-feira o governo municipal não retomar as negociações, a categoria deve dar início a uma greve por tempo indeterminado. Até o momento a única proposta apresentada pelo executivo estabelece como reajuste 4,36%, referente a inflação do período. O prefeito, por outro lado, já avisou que não muda o projeto.

Vai baixar

A Petrobras anunciou na segunda-feira uma redução de 44 centavos no preço do diesel e 40 centavos no preço do litro da gasolina. A mudança de preços passou a valer desde ontem e a expectativa é que chegue ainda esta semana ao bolso do consumidor. A Petrobras também anunciou a mudança na política de preços que deixa de usar a paridade internacional como regra. Engraçado é que em alguns postos antes de baixar a gasolina subiu.

Rodando

Governador Jorginho Mello protocolou ontem na Assembleia Legislativa o projeto que cria o Programa Universidade Gratuita. O programa será voltado para as universidades comunitárias que integram o sistema Acafe e deve ser implantado gradativamente. A primeira fase vai começar ainda este ano. A previsão do governo estadual é que até o final de 2026 pelo menos 76 mil catarinenses estejam no ensino superior gratuitamente.

Sem esmola

Secretaria de Assistência Social de Criciúma está reeditando a campanha não dê esmolas. Em entrevista à Massa FM, o secretário Bruno Ferreira explicou que o objetivo é reduzir o número de pedintes nas ruas de Criciúma e levar estas pessoas a procurar os serviços oferecidos pelo governo municipal. Segundo Bruno Ferreira tem pedinte que ganha até 400 por dia.

Liberado

Vacina contra a gripe está liberada para toda população a partir desta segunda-feira. Para receber a imunização basta procurar uma unidade de saúde com sala de vacina em posse do cartão SUS e da carteirinha de vacinação. A vacinação seguirá enquanto houver estoque. Nos primeiros dias, o movimento até que ficou dentro do esperado.

Mais justo

Um requerimento apresentado na Câmara de Vereadores de Içara cobra a instalação de medidores individuais para os moradores do Condomínio José de Alencar. Autor do pedido, o vereador André Jucoski, explica que atualmente a medição é única e vale para todo o condomínio. O modelo, segundo ele, vem gerando problemas, deixando famílias sem abastecimento e provocando muitas reclamações.

Sancionado

O presidente Lula sancionou a Lei que garante R$ 7 bilhões e 300 milhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem. A medida é publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Enfermagem. O projeto de lei foi aprovado no final de abril, durante a sessão conjunta do Congresso Nacional. E autoriza o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios para garantir o pagamento.

Na Amrec

Governador Jorginho Mello vai estar na Amrec nesta manhã de quinta-feira. Vem para uma audiência com os prefeitos da região e deve aproveitar para tratar de algumas obras específicas e autorizar a retomada das obras no aeroporto de Forquilhinha. A tarde o governador vai fazer o mesmo em Araranguá

Gaeco

Ação do Gaeco deflagrada esta semana, mas que teve início de investigação iniciada no ano passado apura suposto enriquecimento ilícito do presidente da Cooperativa. Os documentos apreendidos estão sendo analisados e o inquérito deve ser encerrado no decorrer das próximas semanas.