Com cobertura de apenas 26%, Içara faz busca ativa por crianças

10

Desde sexta-feira (12), todas as 21 unidades de saúde do município estão oferecendo a vacina contra a Influenza para todos os públicos

Içara

Autoridades de saúde de Içara estão preocupadas com a baixa cobertura vacinal contra gripe, principalmente em relação ao público infantil. Apenas 26% das crianças menores de cinco anos foram vacinadas até o momento e a busca ativa tornou-se uma estratégia fundamental para garantir a imunização adequada.

Desde sexta-feira (12), todas as 21 unidades de saúde do município estão oferecendo a vacina contra a Influenza para todos os públicos, seguindo a recomendação do Governo do Estado de estender a campanha de imunização para a população com mais de 6 meses de idade.

No entanto, a cobertura vacinal em Içara ainda é considerada baixa, já que apenas 34% do público-alvo recebeu a vacina até o momento. A situação é particularmente preocupante quando se trata das crianças menores de cinco anos, grupo que apresenta maior risco de complicações relacionadas à Influenza. Apenas 26% dessas crianças foram imunizadas até agora.

Segundo a coordenadora da vigilância epidemiológica de Içara, Graziela Macarini Zuchinalli, esse número é preocupante e destaca a importância da vacinação para proteger as crianças contra a gripe. “A vacina é segura e eficaz, sendo fundamental para prevenir complicações e reduzir o impacto da doença na comunidade”, lembra.

O baixo índice de cobertura vacinal tem sido evidenciado pelo número de crianças com síndromes gripais que têm buscado as unidades de saúde, segundo a coordenadora. A procura voluntária pela vacinação tem sido reduzida, o que levou as autoridades de saúde a adotarem a busca ativa como estratégia para alcançar esse grupo específico.

Agentes de saúde estão realizando uma busca ativa em escolas, creches e locais com grande concentração de crianças, com o intuito de orientar as famílias sobre a importância da vacinação contra a Influenza e garantir que todas as crianças estejam protegidas. Além disso, campanhas de conscientização sobre os sintomas da gripe e a relevância da prevenção estão sendo promovidas na comunidade, visando incentivar os pais a levarem seus filhos para serem vacinados.