Içarense que estava em isolamento na UTI testa positivo para a Covid-19

203

Hospital São Donato possui seis leitos da clínica ocupados para tratamento ou suspeita da pandemia

Içara

Içara registrou mais um caso confirmado de coronavírus no boletim informativo de ontem (20). Agora são 28 positivos registrados na cidade, sendo que 19 destes já foram curados. De 70, o número de pacientes monitorados subiu para 85, assim como os casos suspeitos, que agora estão em 15. Além disso, sete dos moradores infectados com a doença cumprem tratamento domiciliar, um está em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outro ocupa um leito na clínica.

O novo caso confirmado é de um içarense de 45 anos, que ontem estava na UTI do Hospital São Donato com suspeita da Covid-19. Ele foi transferido para o leito da clínica, na qual um outro paciente confirmado com a doença já permanece. Os restantes dos pacientes no hospital estão sob suspeita e são todos moradores de Içara, com idades de 45, 58, 63 e 88 anos.

Metade dos leitos em UTI ocupados em Criciúma

Mais pacientes estão internados nas UTIs de Criciúma, e hoje no Hospital São José está com 50% da ala destinada à Covid-19 ocupada, com nove pacientes na UTI, entre suspeitos e confirmados. Inicialmente com 30 leitos, o número de leitos no São José foi ampliado para 50. Seguindo a regulamentação do governo do Estado, a instituição destinou 10% do número de leitos iniciais (três, de 30) e usou 15 dos novos 20 leitos contratados para a Covid-19, totalizando 18 para o tratamento do vírus. Os demais leitos, destinados a outros quadros clínicos, estão todos ocupados, de acordo com a direção do hospital.

Em Santa Catarina, 94 óbitos

Ontem, Santa Catarina chegou aos 5.499 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 3.170 já se recuperaram e 2.235 estão em acompanhamento. O número foi divulgado pelo Governo do Estado em entrevista coletiva on-line. Desde o início da pandemia, 94 óbitos já foram causados pela doença respiratória. A taxa de letalidade atual é de 1,71%.

As mortes mais recentes são de dois homens (moradores de Concórdia, 50 anos, e de Papanduva, 75 anos) e uma mulher (residente em Joinville, 62 anos). Os três apresentavam fatores de risco.

Dos 1.210 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 702 ocupados, sendo 92 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação geral é de 58% e há 508 leitos vagos atualmente.