Orgulho em alta

Içara está no Pan e há motivos de sobra para comemorar. Primeiro porque é uma honra para qualquer cidade colocar representantes do seu esporte em uma das maiores competições do esporte mundial e ainda sonhar, em paralelo a isso, com uma vaga na Olimpíada do Japão. Segundo porque essa conquista não foi alcançada com a contratação e o patrocínio de um atleta importado. Esse é o fruto de um projeto local, com investimento relativamente pequeno, mas dotado de muita eficiência e com resultados surpreendentes. Um modelo que pode e deve ser copiado, que incentiva jovens a seguirem o mesmo caminho. Além dos três do karatê é preciso destacar também o trabalho no xadrez, com Kathiê e toda a trupe e que também tem feito o nome da cidade ecoar internacionalmente.

Pode reduzir

A Aneel conseguiu quitar uma dívida de 2014 e prometeu retirar das costas do consumidor R$ 8,4 bilhões por ano. Com isso, a conta de energia deve sofrer uma leve redução nos próximos meses.

Temer preso

A imagem do ex-presidente Michel Temer, cercado na rua por agentes da Polícia Federal, e preso vai correr o mundo.  Sob o ponto de vista de Justiça, a imagem acalenta os brasileiros, cansados de corrupção, e mostra que a Justiça é para todos. Mas é preciso reconhecer também que a cena é profundamente lamentável. Uma vergonha para o país ter dois ex-presidentes detidos e deixa claro que na nossa democracia ainda há muito que aperfeiçoar.

Avaliação

Uma pesquisa divulgada nessa quarta-feira pelo Ibope mostra uma avaliação dos primeiros dias do Governo de Jair Bolsonaro. Os dados foram coletados entre os dias 16 e 19 de março e os pesquisadores ouviram 2.002 pessoas. Segundo o Ibope, o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa revelou que 34% dos brasileiros consideram o Governo de Bolsonaro bom ou ótimo; 34% entendem que a gestão é regular; para 24% o Governo é péssimo e 8% não souberam ou não quiseram opinar.

Educação

Secretário de Estado da Educação, Natalino Ugioni, cumpriu roteiro pelo Sul de Santa Catarina nessa quinta-feira. Terminou o roteiro com uma palestra na Satc. Em entrevista à Difusora, ele falou dos dados divulgados nessa quinta e que mostram uma queda no aprendizado da Matemática entre os alunos do ensino médio e uma estagnação no aprendizado do Português ao longo dos últimos dez anos. “Estamos trabalhando para tornar o ensino mais atrativo, tentando mostrar ao jovem a importância dele permanecer na sala de aula, de querer estudar e evoluir e esperamos que isso surta o resultado positivo”.

Hora de debater

Reunião de quarta-feira para debater Plano Diretor teve público abaixo do esperado, mas definições importantes. “Identificamos alguns pontos que precisam ser debatidos para que o desenvolvimento da cidade não fique engessado. Agora tem o prazo para encaminhar sugestões e esperamos que as pessoas deem sua contribuição. O Plano Diretor é fundamental, é um projeto importante e por isso precisa ser muito debatido”, argumenta o presidente da CDL, Alexandre Fernandes.

Boa ideia

Município de Içara pode ganhar em breve um banco social de material de construção. A ideia é inspirada em uma iniciativa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e já foi discutida com empresários da construção de Içara. “E eles aprovaram a ideia. A intenção é que a sobra de material de construção de obras possa ser recolhida pela prefeitura e em seguida doada a famílias carentes cadastradas e que poderão usar esse material para melhorar suas casas”, explica o prefeito Murialdo Gastaldon.

Água

Comitê da Bacia do Rio Urussanga desenvolve nesta sexta-feira uma série de ações em Criciúma, Urussanga e Morro da Fumaça, voltadas para o Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março. “São ações voltadas para alertar a comunidade, em especial os estudantes, sobre a situação dos nossos mananciais e a necessidade de preservá-los”, explica Carla Possamai Della, presidente do comitê.

Futuro do abastecimento

Prefeito de Içara se reuniu com vereadores e lideranças das entidades organizadas para detalhar o debate que vem sendo travado entre Criciúma, Içara, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha e Maracajá com a Casan. O último encontro foi feito na semana passada em Criciúma. Na ocasião os prefeitos pediram 7% de royalties e também redução na tarifa de esgoto. Não houve acordo, teve contraproposta dos municípios, mas também sem reposta. “Estamos no aguardo. É preciso reconhecer que a Casan fez bem para Içara, mas não há sentido de continuar com a estatal caso Criciúma rompa o sistema. Se isso ocorrer, a tendência é que o sistema passe a ser gerido via um consórcio intermunicipal. Foram essas informações que fomos compartilhar e discutir com vereadores e entidades organizadas”, explica Murialdo Gastaldon.