Recebendo apoio

George Bertan, pré-candidato do PL ao Governo do Balneário Rincão, aproveitou o fim de semana que passou para ampliar o roll de apoio para sua campanha no ano que vem. Durante a vinda do governador Jorginho Mello para o jogo das estrelas, ele recebeu a benção do chefe maior do partido em Santa Catarina para participar do pleito. Aproveitou também o deputado Jessé Lopes que gravou vídeo já endoçando apoio. Bertan já trabalha também nas redes sociais e na preparação de seu plano de governo, que segundo ele será voltado principalmente para os bairros da periferia.

Vai render

Vereador Zairo Casagrande (PDT) não está livre de enfrentar um processo no conselho de ética da Câmara. Ele é acusado pelo vereador Pastor Jair Alexandre (PL) de quebra de decoro parlamentar por conta de um ato obsceno praticado na sessão da última segunda-feira. O ato foi direcionado ao próprio Jair e flagrado pelas câmeras. Quem também pode enfrentar alguma ação semelhante é a vereadora Giovanna Mondardo. Ela teria batido boca nos corredores com o vereador Joares de Jesus, que ainda avalia o cenário.

Protesto

Servidores públicos de Criciúma passaram o dia de braços cruzados. A paralisação é uma tentativa de sensibilizar o prefeito e fazer com que ele mude o projeto de reajuste encaminhado à Câmara e que prevê apenas 4,36% de aumento para a categoria. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores a adesão ficou dentro do esperado. Já o governo alega que o ato não afetou os serviços. O prefeito já avisou que quem parou vai ter o salário descontado.

Próximo passo

Depois de ter aprovada na Assembleia Legislativa a proposta de reforma administrativa, o governador Jorginho Mello encaminha agora o projeto de universidade gratuita para análise dos deputados. O projeto é a principal proposta de campanha de Jorginho e será implantado gradativamente até 2026 quando deve atingir mais de 70 mil estudantes beneficiados

Aborto

Vereador Obadias Benones vai reapresentar nos próximos dias o projeto que pretende orientar moradoras de Criciúma sobre o aborto. A matéria deveria ter sido votada na última terça-feira, mas acabou sendo retirada de pauta depois da reação dos demais parlamentares. A proposta quer que as unidades de saúde mantenham cartazes com a frase “Aborto é crime”. Segundo o parlamentar o projeto será reapresentado com uma expressão menos agressiva.

Dia das Mães

O consumidor de Santa Catarina pretende gastar em média 211 reais com o presente para o Dia das Mães. A informação faz parte de pesquisa realizada pela Fecomércio nas principais regiões do Estado. A pesquisa mostra também que 79% dos consumidores vai optar pelo pagamento a vista. Na região a projeção das CDLs é de que o movimento cresça a partir de hoje. A expectativa é de vender pelo menos 10% a mais que no ano passado.

Empossada

A presidente da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul, Nega Citadin, assumiu nesta quinta-feira o comando do executivo do município. Ela ficará como prefeita em exercício de Cocal até domingo. Em entrevista à Massa FM ela explicou que sua posse é um gesto da boa relação entre executivo e Legislativo e também uma homenagem as mulheres e as mães de Cocal. Durante o período a prefeita deve autorizar o início de algumas obras já definidas pelo prefeito Fernando de Fáveri.

Mosca na Pauta

Uma reunião programada para a próxima terça-feira na Câmara de Vereadores de Içara vai discutir o surto de mosca-branca nas plantações do município. O encontro vai ser realizado a pedido do vereador Jairinho Manoel. Segundo ele o inseto tem gerado prejuízo aos produtores da cidade. A reunião terá a presença de técnicos do município vinculados à Epagri.