Içara tem baixa procura da vacina contra Influenza e atinge apenas 25% do público-alvo

14

Campanha Nacional iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio, com Dia D neste sábado

Içara

Assim como em outros municípios da região, a procura pela vacina contra a Influenza tem sido baixa em Içara. A Campanha Nacional iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Até agora, apenas 25,5% do público-alvo foi vacinado. “Esperamos aumentar significativamente esses números. Sem dúvida a vacina salva vidas e orientamos que as pessoas procurem as unidades de saúde para a vacinação”, alerta o secretário de saúde Sandro Ressler.

Durante o Dia D, que ocorre neste sábado (6), todas as 11 Unidades de Saúde da Família (USFs) com salas de vacinação estarão abertas para receber a população. Outras vacinas poderão ser aplicadas, caso a caderneta do paciente não esteja em dia.

A campanha será mobilizada nos bairros Primeiro de Maio, Presidente Vargas, Liri, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Elizabete, Jaqueline, Aurora, Boa Vista, Esplanada, Vila Nova e Raichaski. As USFs atenderão das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão do SUS, um documento pessoal com foto e a caderneta de vacinação.

Grupos prioritários

A campanha de vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio. Neste primeiro momento, formam o grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais de idade; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

No caso dos professores, profissionais da saúde, caminhoneiros e servidores das forças de segurança, o comprovante de vínculo de trabalho também é obrigatório.