Adversário é a Ponte Petra, time que nunca perdeu para os carvoeiros jogando em casa

Criciúma

O Criciúma terá o primeiro desafio fora de casa nesta sexta-feira (21), feriado. Pela segunda rodada da do Campeonato Brasileiro da Série B, o Tigre enfrenta a Ponte Preta às 21h30min, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Na manhã de quarta-feira (19), o elenco fez mais um trabalho técnico e tático no gramado do Centro de Treinamento Antenor Angeloni. O grupo fez um trabalho de força e potência no gramado seguido de uma atividade técnica de campo reduzido. Na sequência, o técnico Cláudio Tencati fez ajustes na parte tática visando a partida contra a Ponte Preta. Os atletas também trabalharam as jogadas de bola parada.

Após a atividade o grupo iniciou a viagem para Campinas, onde faz o último treino na tarde desta quinta-feira (20) no Centro de Treinamento do Guarani, em Campinas (SP).

Expectativa

O zagueiro Walisson Maia estará entre os atletas que estarão em campo para o confronto. Ele recebeu uma oportunidade no time titular no lugar de Rayan na reta final do Campeonato Catarinense e iniciou a Série B do Brasileiro também atuando diante do Tombense. O defensor avalia seu desempenho como positivo, pois dos sete jogos que atuou, o Tigre só sofreu gols em duas partidas. 

“Fiz bons jogos, não é fácil substituir um zagueiro de qualidade como o Rayan que vinha de uma sequência muito boa. Mas, avalio minha participação como positiva. O zagueiro Rodrigo vem me ajudando muito na comunicação e isso facilitou”, observa Maia. 

O defensor liga os bons resultados ao equilíbrio e marcações a atual formação. “Entrei em uma equipe equilibrada e tomando poucos gols desde o ano passado. Mas, agradecemos a marcação que inicia lá na frente e facilita muito. Também trabalhamos muito o setor defensivo com o [técnico] Cláudio Tencati, que ajuda nesse ponto, facilitando pra nós dentro do campo”, explica. 

Maia destaca que atuar em Campinas diante da Ponte Preta é sempre difícil e o time precisa de atenção ao longo dos 90 minutos. “Já joguei lá e a equipe paulista é muito forte nos seus domínios. Podemos esperar um jogo muito equilibrado. Será um jogo muito difícil”, pontua. 

Nunca venceu como visitante 

O Tigre terá um tabu para quebrar em Campinas, pois nunca venceu a Macaca jogando longe de Santa Catarina. Além disso, o Criciúma não vence a equipe paulista há 18 anos. A última vitória carvoeira foi em agosto de 2004 pela Série A por 3 a 1. Na Série B de 2022, as equipes se enfrentaram em duas oportunidades, em ambos os confrontos, o placar foi de 1 a 1.

Árbitro

A arbitragem da 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro já foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O árbitro Leandro Pedro Vuaden é quem apita o jogo entre Ponte Preta e Criciúma. Ele tem 47 anos e é do Rio Grande do Sul. Na última temporada, ele comandou três partidas do Tigre, todas pela Série B do Brasileiro.

O árbitro será auxiliado por José Eduardo Calza e Maira Mastella Moreira, sendo que o trio é do Rio Grande do Sul. Já o árbitro de vídeo será Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA), auxiliado por Marcus Vinicius Gomes, ambos de Minas Gerais. 

Na primeira rodada, o Tigre derrotou o Tombense por 2 a 0 no estádio Heriberto Hülse. Já a Macaca sofreu um revés para o Vitória por 3 a 0.