Pesquisas apontam favoritismo do prefeito Clésio Salvaro, que concorre à reeleição

Criciúma

Os candidatos a prefeito de Criciúma participaram do debate promovido pela RTV, canal 19, na quinta-feira, quando apresentaram as propostas de governo. Os candidatos são Francisco Balthar (PT) e Juliano Bittencourt (PT), da coligação A mudança que olha pra frente; Cosme Manique Barreto (Podemos) e César Faraco (Podemos), da coligação Podemos mais; Aníbal Dário (MDB) e Lisi Tuon (DEM), da coligação Juntos, Criciúma cresce mais; Julia Zanatta (PL) e Alisson Pires (PSL), da coligação Criciúma acima de tudo, Deus acima de todos; Professor Ederson da Silva (PSTU) e Pedro da Próspera (PSTU), da coligação Uma alternativa socialista para Criciúma; Rodrigo Minotto (PDT) e Neguinho (PDT); e Clésio Salvaro (PSDB) e Ricardo Fabris (PSD), da coligação Criciúma no caminho certo.

Francisco Balthazar

O candidato do PT, Francisco Balthazar, é um dos candidatos mais ferrenhos contra o prefeito Clésio Salvaro, apontando pontos negativos da atual administração e soluções através das propostas de governo. Diz querer realizar uma gestão transparente, ética e eficiente, com corte de pelo menos 50% dos cargos comissionados e a realização de concurso público, caso seja necessário para o preenchimento de vagas. Outra proposta é a participação cidadã e o controle social, resgatando o orçamento participativo. Quer focar no fortalecimento do Criciumaprev, para que os servidores não fiquem descobertos no futuro; ter uma educação de qualidade, dar autonomia financeira para a Fundação Cultural, levar a Fundação Municipal de Esporte para os bairros da cidade, a instalação de uma policlínica central na área da saúde, dar mais atenção ao meio ambiente do município, garantias de políticas sociais, dentre outras propostas.

Cosme Manique Barreto

Como ex-comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma, o candidato do Podemos, Clovis Manique Barreto, tem a segurança como uma das bandeiras para dar mais qualidade de vida aos criciumenses. Prega que o município dê mais condições às pessoas de estarem conectadas, priorizando a vida em primeiro lugar, reinventando a democracia em tempos de internet e promovendo o desenvolvimento econômico, social e cultural, resgatando o orgulho em trabalhar e viver na cidade. Seu plano de governo também prega uma administração com transparência e melhor aproveitamento dos recursos público.

Aníbal Dário

Acometido com a Covid-19, o candidato do MDB está afastado da campanha nesta reta final e nem deverá comparecer na urna no domingo, se ainda estiver testando positivo. Para ele, o plano de governo apresentado tem o objetivo de contemplar a população criciumense a oportunidade de ter atendidas as suas necessidades. A coligação prega que o plano de governo é uma proposta de política pública comprometida com a população, sob a ótica de ser socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta. Segundo o documento, não há sustentabilidade ambiental sem considerar a questão social. Uma cidade socialmente justa se constrói com a melhoria da qualidade de vida da população, e também com a diminuição das diferenças sociais e com políticas públicas voltadas à questão social. Economicamente viável, pois proporciona o acesso à ciência e a tecnologia, além de visar à manutenção de uma política rigorosa de compras públicas, administrando e investindo o dinheiro público de forma transparente e justa.

Júlia Zanatta

A candidata do PL, Júlia Zanatta, propõe um governo “decente, diferente daquilo que está posto. Um governo sem toma lá-dá-cá, sem acordos espúrios. Um governo formado por pessoas que tenham compromisso com Criciúma e com o seu povo. A prefeitura não deve ser um balcão de negócios, a prefeitura não tem dono, queremos devolver a prefeitura aos Criciumenses”. Julia também acena com uma nova forma de governar evitando fazer o que a atual administração tem feito, afirmando que Criciúma atravessa os maiores escândalos de corrupção nos últimos anos. Denúncias de desvio de carnes na Afasc, fraude em contratação de motoristas de ambulância, fraude em licitação de grama, esquema criminoso em licitações da iluminação pública, um rombo de aproximadamente de R$ 35 milhões aos cofres públicos.

Ederson da Silva

O professor Ederson da Silva pretende criar em Criciúma uma forma socialista de governar. Ele diz que os efeitos sociais da pandemia não são automáticos, ele é o resultado do capitalismo, e se agrava pela forma como Bolsonaro, governadores e prefeitos lidaram com o problema. “O fato de que comecemos por esse tema implica em começar por atacar a nossa principal debilidade, qual seja, explicar que todas as medidas que propomos para minorar a miséria e barbárie estão a serviço de construir uma nova sociedade socialista”, aponta. Segundo ele, a saída para a crise é o socialismo. “Somente no socialismo resolveremos os problemas”.

Rodrigo Minotto

O candidato do PDT, Rodrigo Minotto, acredita que dá para definir novas rotas para Criciúma. “Estamos analisando com muita atenção os indicadores sociais e econômicos para planejar como podemos ter uma cidade cada vez melhor para as pessoas e para os empreendedores. O governo municipal deve ser o indutor do desenvolvimento, precisa entender como a cidade está em cada setor: economia, educação, saúde ou agricultura e agir pensando no bem das pessoas e da cidade”, destaca. No plano de governo, reforça planejar uma gestão eficiente, transparente e com muito diálogo. “Queremos uma cidade com indicadores econômicos, sociais e ambientais cada vez melhores, que gere oportunidades e que as pessoas vivam bem. É preciso resgatar o papel do cidadão, trazê-lo para o debate sobre a cidade. Vamos dialogar e avaliar o que pode ser melhorado em cada bairro e em cada tema, como a segurança, a saúde, a mobilidade e a educação”.

Clésio Salvaro

O prefeito Clésio Salvaro, candidato à reeleição, defende a sua administração já no nome da coligação Criciúma no caminho certo. Segundo ele, o saneamento financeiro permitiu a captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais para a execução de obras estruturantes necessárias ao desenvolvimento do município. No presente momento são aproximadamente 150 milhões de reais aprovados junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – Fonplata, recursos estes que vão transforma completamente a infraestrutura e a mobilidade urbana da cidade. “Com o sentimento de que Criciúma precisa continuar no caminho certo, elaboramos o plano de governo, com cinco eixos, 21 programas e 167 projetos com a participação de um grande número de técnicos, membros dos partidos que compõe a nossa coligação e representantes das diversas comunidades do município”, relata.