Com os serviços de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia, foram realizados mais de 450 atendimentos neste período

Içara

Inaugurado pela Prefeitura de Içara para reunir os serviços de psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia aos alunos da rede municipal de ensino, o Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai completou na última semana um mês de funcionamento. Neste período, 330 estudantes passaram por consultas na instituição, totalizando mais de 450 atendimentos neste período.

Para efeitos de comparação, durante todo o ano letivo de 2022, foram cerca de 800 atendimentos. Por isso, a expectativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara é que, neste ano, o número seja até triplicado.

A equipe técnica também foi ampliada. A estrutura conta com três psicólogos, dois fonoaudiólogos e quatro pedagogos. Eles atendem os alunos encaminhados pelos professores das escolas ou creches, geralmente, no contraturno das aulas. No total, são 17 colaboradores.

O espaço também abriga o Núcleo de Produção de Materiais Adaptados, que utilizam ferramentas para adaptar os materiais didáticos utilizados em sala de aula para os estudantes que tenham baixa visão ou algum tipo de dificuldade de aprendizagem. “Quando encaminhados pelas escolas e CEIs, os estudantes são direcionados ao especialista do qual necessitam de atendimento. Os profissionais estudam a situação de cada um e assim trabalham em cima da dificuldade com o objetivo de melhorar o rendimento em sala de aula, de resolver problemas na fala e também dos problemas de caráter psicológico. Em muitos dos casos, as crianças apresentam insegurança e timidez, ficando mais retraídas. Com o tempo, isso pode afetar até na vontade de ir para a escola. A partir dos atendimentos, esperamos que melhorem sua condição em sala de aula e que voltem a ter mais confiança e segurança em si mesmos”, explica Liliam Tezza Budny, coordenadora do Centro de Atendimento ao Estudante.

Importância

Karina Scabbach Ferreira é mãe de gêmeos, Raul e Diogo, que frequentam as consultas com os profissionais há os quatro anos. “É um lugar nota 10. Eles vêm até aqui desde a época da creche, para se consultarem com psicólogo e fono. É um trabalho fundamental, porque, pelos meus filhos, a evolução foi 100 por cento”, destaca a içarense.

Os dois tinham dificuldade no aprendizado. Como nasceram prematuros, tiveram atraso na fala e na coordenação motora, sem conseguir segurar o lápis. Depois que foram encaminhados para o acompanhamento, foi só melhora. “Já até começaram a ler e escrever. Nesta semana, receberam uma nota 9 em português. Estamos muito contentes”, atesta.

Avaliações

De acordo com Fernanda Batista, uma das psicólogas do Centro de Atendimento ao Estudante, o primeiro passo é receber a indicação da escola. “Procuramos entender se eles estão com falta de atenção, concentração, ou apresentam muita agitação. Avaliamos a questão emocional e comportamental. Vamos em busca de saber o que está causando esses problemas, qual a história dela e tudo o que está envolvido. Depois de levantarmos todas essas informações, fazemos o diagnóstico”, explica.

O trabalho realizado costuma ser diferente em cada situação. “Com os mais novos, menores de seis anos, dificilmente eles conseguem expressar bem o que estão sentindo, então fazemos brincadeiras que refletem os pensamentos. Já com os pré-adolescentes conseguimos fazer mais conversas. O primeiro atendimento sempre é com os pais, e depois com os alunos. E sempre damos o feedback das consultas para a família”, informa.

Já na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) é trabalhada a estimulação visual, cognitiva e motora. “Também fazemos atividades de vida diária, para darmos autonomia aos alunos com deficiência visual. É o caso do Pedro, de 11 anos, que não possui visão. Trabalhamos a mobilidade com a bengala e atividades rotineiras, como tomar um café, se servir, lavar e secar a louça… E ainda exercitamos o braile”, sublinha a pedagoga Keila Borges.

A profissional também atende a deficiente visual Ana Júlia, de 18 anos, que já concluiu o ensino médio. Como a jovem tem planos de ingressar na faculdade de psicologia neste ano, ela continua frequentando o espaço para auxiliar a preparação rumo à universidade. “Se podemos contribuir, por que deixar de atender? Em conversa com a coordenadora, decidimos continuar prestando essa ajuda. Torcemos muito por ela”, salienta.

Futura parceria com o Estado

Em breve, os estudantes da rede estadual também poderão frequentar o espaço. Ao menos essa é a vontade do Governo Municipal, que busca uma parceria com o Estado para ampliar ainda mais o atendimento.

“Este é um trabalho valioso e necessário quando nosso principal objetivo é oferecer educação de qualidade para todos. Para alcançá-lo é necessário o investimento em ações que promovam a igualdade e a equidade. Estamos muito felizes com esse avanço e trabalhando para estabelecer formalmente a parceria com o Governo do Estado no sentido de legalizar também o atendimento para alunos içarenses estudantes das escolas estaduais localizadas no município, atendendo ao desejo da prefeita Dalvania Cardoso”, conta Rose Margareth Reynaud Mayr, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.