Decisão foi divulgada em live nesta segunda-feira. O retorno respeitará as medidas sanitárias e seguirá um planejamento pedagógico

Criciúma

A partir desta terça-feira (1º), as 65 escolas municipais retornam com as aulas presenciais, cumprindo todas as medidas sanitárias necessárias, como distanciamento entre as mesas, uso de máscara e álcool em gel. A medida de retorno de 100% da capacidade permitida, veio após ser constatado baixo número de estudantes frequentando de forma presencial, baixo número de casos de Covid-19 nas unidades, dificuldade de aprendizagem e o aumento da evasão escolar. O retorno às salas de aula foi divulgado por meio de transmissão ao vivo pela internet na manhã de ontem (31), com a presença do prefeito Clésio Salvaro.

“Não imaginem que essa decisão foi algo que brotou da cabeça do prefeito em uma noite. Nós passamos por todas as unidades escolares do município, nós vimos salas com um aluno, com dois e até salas fechadas. Em paralelo a isso a qualidade do ensino está decaindo, o déficit de aprendizagem disparou e estamos regredindo no tempo. A retomada das aulas presenciais é uma necessidade. Estamos trazendo as crianças para um ambiente mais seguro. As escolas têm todo o cuidado necessário e estamos cientes que essa é a decisão mais acertada”, frisou o prefeito, que terminou afirmando que “as crianças seguem as regras, até mais que jovens adultos e idosos. O lugar de criança é na escola”.

A Secretaria de Educação contabilizou 251 casos de Covid-19 nas escolas municipais, entre alunos e professores. Além disso, os profissionais da Educação já estão sendo contemplados com a vacinação até o grupo oito, que engloba Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Estamos realizando ações de busca ativa de alunos que não estão frequentando e nem entregando as atividades impressas. Estamos conversando com os pais para convencê-los de levar os alunos de novo para as escolas. Em uma das maiores escolas do município, com 800 alunos, foi impresso 100 mil apostilas, apenas 50% dos pais foram procurar e 40% do material nem retornou. É na sala de aula que se faz o debate, que se tiram as dúvidas e tem uma troca de conhecimento”, frisou o secretário municipal, Miri Dagostim.

As escolas municipais farão aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara, distanciamento social. Além disso, o corpo docente foi testado contra o coronavírus antes do retorno.

Modelo online e híbrido

Salvaro admitiu que o modelo online será mantido já que há pais que preferem manter os filhos em casa. “Em outros estados isso não acontece, mas Santa Catarina permite, então esse modelo vai continuar, mas acreditamos que para poucas crianças. Mais de 80% dos pais já se manifestaram a favor das crianças na sala de aula. Aqueles que ainda relutam, vamos trabalhar, fazer busca ativa e convencer ao retorno”.

Em Içara

Em Içara, o ensino vai seguir no modelo híbrido estabelecido pelo Estado, segundo informou a secretária Rose Reynaud na rádio Massa FM. “Tem funcionado dentro do esperado e por isso vamos manter o modelo que está sendo usado neste momento que é o híbrido. Claro que sabemos que há defasagem, mas não há como recuperar isso em um único ano. Esse processo de recuperar o tempo perdido tem que ser gradual”, avaliou Rose.